O governo quer ampliar e acelerar a exploração de novas jazidas de urânio que contará com a atuação do Banco Nacional de desenvolvimento Econômico e social (BNDES) na elaboração da modelagem para a realização de parcerias com empresas mineradoras. Para mapear empresas de consultoria interessadas em participar da estruturação do projeto de expansão da produção de urânio da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), o BNDES lançou nesta quinta-feira (4/12) a “Request for Information” – solicitação de informações (RFI nº 11/2025). Essa é uma das etapas do Programa Pró-Urânio, lançado pela estatal em 2024.
A oferta de parceria da INB prevê cinco áreas de mineração: Amorinópolis, nos munícipios de Amorinópolis (GO) e Iporá (GO); Espinharas, no município de São José de Espinharas (PB); Figueiras, no município de Sapoema (PR); Rio Preto, nos municípios de Cavalcante (GO), Colinas do Sul (GO) e Arraias (TO); e Lagoa Real, no município de Caetité (BA). Segundo a INB, o programa permitirá que o Brasil garanta o suprimento das usinas de Angra 1 e Angra 2, criando condições para exportar o excedente. “A expansão viabilizará reduzir as dependências externas por meio de parcerias em outras etapas estratégicas do ciclo do combustível nuclear”.
O apoio do BNDES ao projeto acontecerá em duas fases metodológicas. A primeira fase vai abranger o diagnóstico e estruturação de processo para realização de oferta de parceria em áreas de mineração e a segunda, compreenderá a preparação do processo seletivo para parceria, que deverá ocorrer em conformidade com o modelo definido ao final da fase inicial. As empresas de consultoria interessadas em participar da RFI deverão enviar ao BNDES um mapeamento de qualificações técnicas; pesquisa de preços, com valores estimados para os serviços, considerando atuação em consórcio e contribuições sobre as especificações técnicas, com sugestões sobre o conteúdo da Minuta do Termo de Especificações Técnicas, em seção específica do formulário.
(FOTO: INB ) –
COLABORE COM O BLOG – SETE ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 99601-5849 – CONTATO: malheiros.tania@gmail.com

