segunda-feira, 24 de julho de 2023

Eletronuclear esclarece ao Blog motivo de demora na divulgação do desembargo das obras de Angra 3

 


A Eletronuclear respondeu nesta segunda-feira (24/7) a pergunta do blog sobre a falta de divulgação do desembargo das obras de Angra 3 ocorrido no dia 25 de maio. Eis a resposta: “A Eletronuclear esclarece que o embargo das obras da usina Angra 3 pela prefeitura da cidade foi suspenso em 25 de maio deste ano, e que as atividades no canteiro foram retomadas imediatamente”.  Entretanto, segundo a companhia, “é importante ressaltar que a notícia não foi divulgada neste primeiro momento por se tratar de uma liminar, que podia ser anulada a qualquer momento, permitindo recurso pela prefeitura. Apesar disso, a empresa mantém diálogo construtivo com o município sobre o tema”.

Segue a nota: “Vale ressaltar que a decisão foi obtida através de um mandado de segurança impetrado pela Eletronuclear, em busca do retorno das atividades, que obteve êxito em sede de liminar. Entenda a contestação do embargo pela empresa: Dessa forma, a notícia de suspensão do embargo foi recebida com entusiasmo por toda a equipe da Eletronuclear, que está empenhada em concluir esse importante empreendimento. A construção de Angra 3 é essencial para a região, trazendo benefícios econômicos e sociais significativos. Além disso, a retomada das obras impulsionará a indústria nuclear e fortalecerá a matriz energética nacional”.

FOTO: ELETRONUCLEAR – 

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sexta-feira, 21 de julho de 2023

Usina nuclear Angra 1 é religada

 


A usina nuclear Angra 1 foi reconectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) nesta quinta-feira (20), às 12h32. A unidade estava fora do SIN desde o início da tarde de quarta-feira (19;07), devido ao desarme do reator, ocorrido durante um teste de operabilidade das barras de controle. O que provocou o desarme? Quantas vezes o desarme parou a usina? A usina está preparada para durar mais 20 anos? Qual o valor do investimento?

 FOTO: Acervo Eletronuclear – 

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quinta-feira, 20 de julho de 2023

Angra 1: desarme no reator desligada a usina nuclear

 


A usina nuclear Angra 1 foi desconectada do Sistema Interligado Nacional (SIN), nesta quarta-feira (19), às 14h32. Segundo a Eletronuclear, “o episódio é resultado do desarme do reator ocorrido durante teste de operabilidade das barras de controle”. A companhia garante que “não houve qualquer tipo de risco para os trabalhadores da empresa, população e meio ambiente”. A unidade foi estabilizada na condição de desligada quente.

Popularmente, a usina foi batizada de “Vaga-lume” pela quantidade de vezes que foi desligada. Quando opera 100% sincronizada ao sistema elétrico, gera 654 Megawatts, o equivalente a 10% da energia elétrica consumida da cidade do Rio de Janeiro, que entra no Sistema Integrado Nacional.

MAIS 20 ANOS -

Angra 1 foi comprada em 1970 da norte-americana Westinghouse. Depois de uma série de adiamentos, a central nuclear foi inaugurada em 1981. Outros entraves fizeram com que a usina entrasse em operação comercial em 1985. Em 1994, preia-se que Angra 1 poderia durar 24 anos, ou seja, até o ano de 2018. Hoje, a usina está sendo preparada para durar mais 20 anos.

Em março deste ano, o prefeito Fernando Jordão cobrou explicações do presidente da estatal, Eduardo Grand Court, sobre vazamento de água radioativa ocorrido na usina em setembro do 2022, noticiado pelo jornal O Globo. “Em nenhum momento fui informado sobre o caso, nem a Defesa Civil ou o Centro Integrado de Informações Estratégicas em Saúde. As responsabilidades precisam ser apuradas.” 

Em situações como esta, a notificação é compulsória e imediata, mas a estatal demorou 21 dias para comunicar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), consta na nota divulgada pela Prefeitura. “Além disso, a Eletronuclear primeiro negou o vazamento, mas depois admitiu que cerca de 90 litros de água contaminada escorreram para o mar”. 

FONTE: Acervo Eletronuclear – 

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quarta-feira, 19 de julho de 2023

Clientes da China compram minerais pesados como monazita, da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Buena (RJ)


Clientes da China estão comprando ilmenita, rutilo, zirconita e monazita, conhecidos como minerais pesados estocados na Unidade em Descomissionamento de Buena (UDB), localizada em São Francisco de Itabapoana, RJ, da empresa Indústria Nucleares do Brasil (INB). Foram exportadas 40.000 toneladas de pré-concentrado de minerais pesados em 2022 e 39.000 toneladas em 2023, para diferentes clientes daquele país. Atualmente, 15.000 toneladas de pré-concentrado de minerais pesados estão sendo preparadas para um processo de venda.

 A UDB atuava no processo de separação e na comercialização da ilmenita, rutilo, zirconita e monazita, conhecidos como minerais pesados, extraídos de recursos minerais formados pela regressão do mar – paleopraia. Como as reservas estão esgotadas, a unidade se restringe atualmente à recuperação e comercialização de frações remanescentes de sua operação que ficaram acumuladas no pátio, junto à Usina de Beneficiamento Primário, segundo a INB informou ao Blog.

 Os produtos provenientes dessa atividade são comercializados pela INB, e são disponibilizados tanto para o mercado nacional quanto para o internacional. “As atividades de comercialização na UDB fazem parte das ações de descomissionamento da unidade, com o aproveitamento econômico dos remanescentes de produção. O preço do pré-concentrado oscila em função dos percentuais de minerais úteis (mineral assembly), sendo esta variável avaliada pelos possíveis compradores que fazem suas ofertas em compatibilidade com os preços do mercado internacional”. 

Com a desativação da unidade, qual o destino dos equipamentos? A Instalação fez parte do processo de extração de areias monazíticas desde a década de 50, para abastecer a Orquima, sucedida pela Usina de Santo Amaro (USAM), da Nuclemon, no Brooklin, em São Paulo. Lá, centenas de operários morreram e adoeceram contaminados por material radioativo. Em 2006, os sobreviventes fundaram a Associação Nacional do Trabalhadores da Produção Nuclear (ANTPEN), que até hoje lutam na Justiça pelo recebimento de indenização. O plano de saúde, só recentemente foi assegurado. Leia reportaens exclusivas do Blog sobre Buena e os problemas gerados. 

FOTO: BUENA – 

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Angra 3: três meses de obras embargadas

 


Hoje, quarta-feira (19/7) faz três meses que as obras da usina nuclear Angra 3 foram embargadas pela Prefeitura de Angra dos Reis, porque a Eletronuclear, gestora do empreendimento, não cumpriu com diversas contrapartidas exigidas. 

O que estaria gerando a falta divulgação de informações da Eletronuclear sobre a usina? A companhia informou ao Blog que o embargo caiu no dia 25 de maio, através de uma liminar obtida na Justiça. Mas não divulgou nada além disso. Já a Prefeitura informa que não foi oficializada sobre a liminar, e que as obras continuam embargadas. 

FOTO: ABDAN – 

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"Terrorismo nuclear", o que realmente significa?, por Leonam dos Santos Guimarâes

 


"A comunidade das nações não pode se dar ao luxo de esperar por um ato de terrorismo nuclear para começar a trabalhar em conjunto no sentido de melhorar coletivamente a cultura de segurança nuclear, elevando seus padrões, e compartilhar as melhores práticas internacionais. A palavra “nuclear” evoca o grande medo da humanidade na segunda metade do século 20: a terceira guerra mundial que decorreria de um momento “quente” da Guerra Fria , como a crise dos mísseis de Cuba , e o subsequente “inverno nuclear”  que ocorreria após a “Mútua Destruição Assegurada”, MAD em sua sigla em inglês (“Mutual Assured Destruction”) , aniquilando grande parte da vida no planeta. A imagem da explosiva “nuvem cogumelo” sobre Hiroxima e Nagasaki está indissociavelmente ligada a essa palavra, despertando pavor em nossos corações e mentes.

A palavra "terrorismo" evoca o grande medo desta primeira metade do século 21: um atentado em grande escala que causaria disrupção da sociedade em escala local, nacional e até mesmo global. Esse medo generalizado se instala após o paroxismo dos ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque, sendo reforçado pelos ataques que se sucederam desde então. A imagem da queda das Torres Gêmeas do World Trade Center está, por sua vez, fortemente associada a esta palavra. Colocar essas palavras juntas, na forma de “terrorismo nuclear”, cria um espectro ainda mais assustador que cada uma individualmente já desperta. Essa combinação de palavras soa como a “soma de todos os medos” da humanidade. 

Esse temor foi ainda reforçado recentemente, desde que as autoridades europeias revelaram que o grupo por trás dos ataques terroristas de novembro de 2015 em Paris também estava espionando um funcionário sênior do Centro de Estudos Nucleares de Möl (SCK/CEN), na Bélgica, dando concretude a esta terrível ameaça potencial. Entretanto, o que ‘“terrorismo nuclear” realmente significa? As matérias veiculadas pela mídia sobre o tema nem sempre explicam, e às vezes não conseguem distinguir entre eventos completamente diferentes um do outro e que, felizmente, nunca vieram a efetivamente acontecer até hoje. Na verdade, o "terrorismo nuclear" pode se referir a diversos eventos possíveis, com diferentes graus de probabilidade de ocorrência e de gravidade de consequências. Devemos buscar entender esses eventos para priorizar a prevenção, proteção e remediação daqueles que representam os maiores riscos. 

Desde já é importante saber, para reduzir a angústia gerada por esse espectro ameaçador, que o cenário mais terrível associado ao terrorismo nuclear é também o menos provável. O terrorismo nuclear muito provavelmente não será algo como um “califa” de um autodenominado “estado islâmico” lançando com sucesso um míssil balístico com uma ogiva nuclear em uma grande cidade, incinerando milhões de pessoas em uma nuvem cogumelo gigante. Há tantas barreiras técnicas, financeiras, militares e logísticas contra isso, que seria extremamente improvável até mesmo para o grupo extremista nuclear mais obcecado ter chance de fazer isso acontecer. Entretanto, o fato do terrorismo nuclear muito pouco provavelmente teria condições de trazer o pesadelo da Guerra Fria à realidade não quer dizer que possamos relaxar a necessária vigilância permanente. 

Existem três tipos possíveis de terrorismo nuclear ou radiológico. A primeira possibilidade, a mais difícil de se concretizar, mas de longe a mais devastadora caso se concretize, seria uma organização terrorista adquirir, através da compra ou roubo do arsenal de um estado nuclearmente armado, ou construir por seus próprios meios, uma bomba nuclear, e em seguida detoná-la numa grande cidade. Seria um cenário de baixíssima probabilidade, mas de elevadíssima gravidade. 

A segunda possibilidade seria a detonação de uma "bomba suja", ou seja, uma arma feita de material radioativo ligado a explosivos convencionais, por vezes referida como um “dispositivo de dispersão radiológica” ou RDD, da sigla em inglês (“Radiological Dispersal Device”). A concretização deste cenário aparenta ser, a princípio, tão simples, que chega a ser surpreendente o fato dele nunca ter ocorrido. Seria um cenário de probabilidade relativamente alta, mas de gravidade relativamente menor. 

A terceira possibilidade, cuja probabilidade de ocorrência quando se considera as barreiras para sua concretização, bem como a gravidade das consequências, caem em algum lugar entre as duas outras, seria a sabotagem de uma instalação nuclear, induzindo a ocorrência de um acidente severo, com liberação de material radioativo em áreas externas circunvizinhas da instalação. Seria algo como um acidente de Fukushima provocado pela ação terrorista. Seria um cenário de probabilidade e gravidade intermediárias, em relação aos anteriores. 

O cenário menos provável, mas de maior gravidade: uma arma nuclear. A razão pela qual este primeiro cenário seja altamente improvável reside na dificuldade de roubar, comprar ou construir uma arma nuclear. Embora existam cerca de 10.000 ogivas nucleares no mundo, elas são fortemente vigiadas e não são armazenadas em condições de pronto uso. Roubar uma dessas armas, pronta ou suas partes para posterior montagem exigiria a cooperação de muito mais do que apenas algumas pessoas corruptas ou coagidas. Existe a preocupação de que terroristas poderiam ser capazes de comprar uma arma nuclear de uma potência nuclear hostil aos interesses ocidentais, como talvez a Coreia do Norte ou o Paquistão. Esse medo, entretanto, parece ser exagerado. 

Um ataque nuclear terrorista não iria permanecer no anonimato por muito tempo e logo seria rastreado o estado a quem pertencia a arma através das técnicas forenses nucleares (“nuclear forensics”), capazes de identificar com muita precisão a origem do material físsil empregado. Poucos líderes nacionais seriam loucos, ingênuos ou suicidas o suficiente para pensar que não seriam descobertos, ou que, se fossem, não haveria retaliações maciças contra o seu país.

 Quanto à construção de uma arma com seus próprios meios, é altamente improvável que possa estar potencialmente ao alcance das capacidades de uma organização terrorista, mesmo que tecnicamente sofisticada, algo tão complexo e de longo desenvolvimento quanto as ogivas de propriedade dos estados nuclearmente armados. Ainda mais improvável seria fazer isso de forma totalmente secreta, sem ser descoberto ao longo do processo. Não se deve, entretanto, descartar a possibilidade de um dispositivo nuclear improvisado ou IND, da sigla em inglês (“Improvised Nuclear Device”), de menor complexidade e desenvolvimento mais rápido, que poderia ser algo semelhante à bomba de Hiroxima. 

No entanto, além de equipamentos e conhecimentos, a organização terrorista em busca de uma arma nuclear precisaria vencer o que seria o maior obstáculo ao seu intento maligno: obter uma quantidade significativa de plutônio “weapon grade” ou urânio altamente enriquecido. Teoricamente, a massa crítica de uma esfera nua de urânio-235 puro (100% enriquecido) é de 52 kg num diâmetro de 17 cm. Para o plutônio-239, os valores são inferiores (10 kg; 9,9 cm). 

Entretanto, não é possível obter-se esses materiais na sua forma pura, sendo as quantidades necessárias na prática bastante superiores, dependendo do grau de enriquecimento do urânio e grau de “contaminação” do plutônio por seus demais isótopos superiores. Quantidades de urânio altamente enriquecido e/ou plutônio “weapon grade” superiores a 1 kg são encontradas em apenas 24 países, de acordo com o relatório de 2016 da Iniciativa Contra a Ameaça Nuclear, NTI da sigla em inglês (“Nuclear Threat Initiative”). 

As condições de segurança desses materiais em cada país são avaliadas nesse relatório. Note-se que esses materiais não existem no território nacional brasileiro. Mesmo a Al Qaeda, que na década de 1990 e início de 2000 teve grandes recursos financeiros, uma estrutura de comando centralizada, e muitos cientistas ao seu serviço, não foi capaz de adquirir material adequado e suficiente para uma arma nuclear, apesar de seus supostos esforços à época. Existem relatos recorrentes de tentativas de venda de material nuclear desviado dos estados em países na região do Mar Negro, mas nenhuma foi bem-sucedida, na medida em que foi dado a conhecer publicamente.

Nada disto deve ser interpretado como um “relaxamento” das preocupações da comunidade internacional com arsenais nucleares do mundo. É evidente que estaríamos todos inequivocamente mais seguros se houvesse menos material físsil especial disponível e menos países possuidores de armas nucleares prontas para uso no mundo. Apenas podemos afirmar que estamos muito mais propensos a ver o segundo cenário de um ataque uma bomba suja do que uma explosão nuclear no futuro próximo, desde que o nível de segurança da guarda desses materiais seja mantido e continuamente melhorado.

O cenário mais provável, mas de gravidade relativamente menor: uma bomba suja. 

Como então se desdobraria tal cenário? Certamente nada nem de perto parecido às consequências de um ataque com uma bomba nuclear. Uma bomba suja não é de forma alguma semelhante a uma arma nuclear. Esta última depende de fissão e/ou fusão nuclear para criar uma explosão milhões de vezes mais poderosa do que a anterior. A bomba nuclear poderia espalhar radiação ao longo de centenas de quilômetros quadrados, enquanto que uma bomba suja só poderia fazê-lo em uma área muito mais limitada. Bombas sujas têm mais em comum com a medicina nuclear do que com a guerra nuclear. 

Uma bomba suja não mataria imediatamente mais pessoas do que um explosivo comum. Seria uma arma tipicamente terrorista, no sentido em que seu propósito é semear o medo, pânico e terror. Na verdade, considerando a psicologia perversa do terrorismo, a mera alegação de que a explosão de uma bomba convencional, tais como as que são usadas nos ataques recentes, teria espalhado material radioativo já teria um efeito equivalente à explosão de uma bomba suja real, pelo menos no curto prazo. 

Dito isto, se apoderar do tipo de material radioativo necessário para fazer uma bomba suja não seria difícil para uma organização terrorista. Existem inúmeros casos de furto e roubo desses materiais, sendo aquele que acarretou as maiores e tristes consequências no mundo o acidente radiológico de Goiânia, em 1987. 

Existem literalmente milhares de locais, em mais de 100 países, que contêm o tipo de fontes radioativas necessários, que têm muitos usos na agricultura, na indústria e medicina. Essas fontes, que contem diferentes tipos de isótopos radioativos, são amplamente utilizadas, por exemplo, em hospitais e clínicas, para fins terapêuticos e diagnósticos. O furto de uma fonte de césio-137 num hospital encontra-se na origem do acidente de Goiânia. Evento semelhante poderia estar na origem de uma bomba suja. Embora os riscos sejam relativamente baixos e nenhuma bomba suja ter sido detonada até o momento, os governos nacionais tem uma forte razão para se preocupar com essa ameaça na medida em que os materiais necessários para fazê-la se encontram em milhares de locais e muitos desses materiais encontram em circulação. 

Além disso, a demanda pela aplicação desses materiais é crescente em todo mundo na medida dos avanços da medicina e dos processos industriais. A Agência Internacional de Energia Atômica, IAEA de sua sigla em inglês (“International Atomic Energy Agency”) rastreia todo material radioativo que os governos informam terem sido perdidos, roubados, ou que de alguma outra forma passaram a estar "fora do controle regulatório” nacional, mantendo a “Incident and Trafficking Database”  (ITDB).

 A “fact sheet” mais recente dessa base de dados relata 2.734 incidentes entre 1993 e 2014, sendo que apenas 49 envolvem urânio ou plutônio. Mostra também ter havido um aumento anual constante de incidentes de roubo e perda desses materiais desde a década de 1990. Considerando que a ITDB é baseada no relato voluntário por parte dos estados membros da IAEA, pode se presumir que esses números representam apenas a ponta do iceberg. 

O que aconteceria se um material deste tipo fosse espalhado numa grande cidade? A resposta depende de muitos fatores. Para um olhar destreinado, o rescaldo da explosão de uma bomba suja não parece muito diferente do que as consequências de um ataque perpetrado com explosivos convencionais, como o ataque à Maratona de Boston em 2013, os ataques de Paris em novembro 2015, ou atentados terroristas mais recentes em Istambul, Jacarta, Bruxelas e Lahore. As autoridades policiais fariam uma varredura do local em busca de material radioativo, mas dependendo dos isótopos utilizados, da quantidade de fumaça e detritos no ar e da proximidade com a explosão, a falta de provas visuais imediatas pode fazer com que a confirmação e alerta da presença de material radioativo tarde um tempo mais ou menos longo. 

Uma vez que o público tome conhecimento de que a bomba continha material radioativo, torna-se difícil frear a escalada de medo e caos. As autoridades teriam de decidir se deixar as pessoas fugirem de forma desordenada, o que poderia reduzir a sua exposição à radiação, mas que também pode também espalharia radiação por uma área mais extensa e facilitaria a fuga dos autores de tal crime, ou começar uma operação de evacuação controlada, enfrentando o medo e pânico das pessoas, que irão querer se afastar do local o mais rápido possível. Tantas variáveis estariam envolvidas em um potencial ataque com bomba suja que seria muito difícil prever suas consequências. 

A AIEA divide materiais radioativos em cinco categorias, da Categoria 1, que é tão prejudicial que a exposição por apenas alguns minutos a uma fonte não blindada pode ser fatal, à Categoria 5, que representa um risco relativamente baixo. A primeira tarefa para os socorristas seria, portanto, descobrir exatamente que tipo de material radioativo foi utilizado. Os isótopos radioativos de categoria mais nociva estão associados a um aumento na incidência de diversos tipos de câncer, mas sua relação dose-efeito é probabilística e depende da concentração e do tempo ao qual uma pessoa foi exposta. Entretanto, os materiais de Categoria 5, tais como o amerício-241 encontrados em para-raios ou o estrôncio-90 usado em braquiterapia, são mais facilmente disponíveis e, se uma quantidade suficientemente grande é reunida em um só local, podem também provocar uma dose prejudicial. Note-se, porém, que a identificação da categoria e quantidade do material envolvido no ataque muito pouco afetará o medo e pânico que se estabelecerá nas pessoas afetadas nos momentos iniciais. 

Diversos estudos têm sido produzidos sobre como responder a um ataque de bomba suja, e muitos deles se concentram sobre os custos de evacuação e de descontaminação. Uma bomba suja não causaria níveis catastróficos de morte e ferimentos, mas dependendo de sua composição química, forma e localização, ele pode provocar enormes prejuízos devido aos custos de evacuação, realocação e limpeza. Edifícios poderiam ter de ser demolidos e os detritos removidos. O acesso a uma área contaminada pode ser negado por anos até o local ser limpo o suficiente para atender às normas ambientais de proteção ao público. Empresas fechariam, transportes parariam, empregos seriam perdidos. Este tipo de convulsão social faz com que as bombas sujas sejam chamadas de "armas de disrupção em massa", em analogia com as “armas de destruição em massa” nucleares, químicas e biológicas. O estudo de caso do acidente de Goiânia pode dar uma boa ideia dos reais efeitos de uma bomba suja. 

O cenário intermediário em termos de probabilidade e gravidade: sabotagem. 

Pode ser que os terroristas de Bruxelas que espionavam o alto funcionário do SCK/CEN estivessem buscando este terceiro cenário, de sabotagem de uma instalação nuclear. É difícil dizer o quanto eles chegaram perto disso. A Bélgica experimentou um grande incidente de sabotagem em sua usina nuclear de Doel-4 em 2014, quando alguém abriu uma válvula que permitiu o vazamento de óleo lubrificante da turbina que aciona o gerador elétrico de modo a que ela sofresse superaquecimento e praticamente se autodestruísse. Nenhum material radioativo foi liberado, mas o custo dos danos foi estimado entre US $ 100 e US $ 200 milhões. Durante as investigações desse ato de sabotagem, descobriu-se que um trabalhador de empresa contratada para manutenção da usina havia abandonado o emprego para ir lutar a jihad na Síria. Note-se que essa pessoa não foi, entretanto, o responsável pelo incidente da turbina. A Bélgica, desde então, reforçou a segurança nas suas centrais nucleares, mas, aparentemente, a segurança em outras instalações nucleares permaneceu a mesma.

Tal como aconteceria num ataque de bomba suja, os resultados de um ataque a uma instalação nuclear podem variar muito, dependendo de vários fatores. O número de mortos imediato não seria necessariamente além do que seria causado pelo próprio explosivo. Mas o fator medo, efeitos na saúde em longo prazo, e as consequências económicas podem ser significativas. São particularmente sensíveis a ações de sabotagem usinas nucleares em operação ou que foram descomissionadas nos últimos cinco anos, reatores de pesquisa com potência superior a dois megawatts, instalações de reprocessamento de combustível nuclear usado e piscinas de armazenagem de combustível usado, em especial aquelas em que o combustível tenha sido nelas disposto nos últimos cinco anos e que não estão associadas a um reator nuclear em operação. 

O relatório anual da NTI estabelece um índice de vulnerabilidade dessas instalações existentes no mundo. A vulnerabilidade das usinas nucleares a quedas deliberadas de aeronaves comerciais foi muito ressaltada após os ataques de 11 de setembro de 2001 e, mais recentemente, pelo acidente de Fukushima em março de 2011. A análise dessa vulnerabilidade tem sido objeto de vários estudos específicos pelos operadores e autoridades nacionais de segurança de forma a garantir que tal ato terrorista não conduza a um acidente severo com consequências fora da área de propriedade das centrais nucleares.

 Poder-se-ia construir também um cenário em que um grupo de terroristas assumisse o controle de uma instalação nuclear e executasse uma série de ações que desencadeassem um acidente severo. Para prevenir tal cenário, torna-se necessário reforçar a segurança física dessas instalações e planejar operações militares de reação rápida caso isso venha ocorrer, de forma a reassumir o controle da instalação. Isso efetivamente vem sendo feito em quase todos os países. A própria segurança intrínseca das instalações nucleares, entretanto, faz com que tal cenário potencial se desenrole numa dinâmica relativamente lenta, o que, a princípio, permitiria o sucesso na atuação de uma força de reação rápida, caso a segurança física orgânica seja suplantada num primeiro momento.

As questões de segurança nuclear relacionadas com a prevenção, detecção e resposta a roubo, sabotagem, acesso não autorizado e transferência ilegal ou outros atos dolosos que envolvam materiais nucleares e outras substâncias radioativas e os seus recursos associados são abordados nas publicações da série de Segurança Nuclear da AIEA. Estas publicações são consistentes e complementam os instrumentos legais de segurança nuclear internacionais, como a Convenção sobre a Proteção Física de Material Nuclear , o Código de Conduta sobre Segurança e Proteção das Fontes Radioativas , a Orientação Suplementar sobre a Importação e Exportação de Fontes Radioativas  e as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas de 1373  e 1540  e da Convenção Internacional para a Supressão de Atos de Terrorismo Nuclear. 

Certamente, o tema do terrorismo nuclear é algo de estrema relevância para estabilidade e segurança mundial e a comunidade internacional tem tentado responde à altura, em especial com as ações decididas pelos Nuclear Security Summit que ocorrem bianualmente. O primeiro Nuclear Security Summit foi realizado em Washington, DC, em 2010, e foi seguido por Seul em 2012.  Haia em 2014 e Washington em 2016. Estas reuniões de cúpula têm alcançado melhorias tangíveis na segurança dos materiais nucleares e no fortalecimento das instituições internacionais que suportam a segurança nuclear, provendo um fórum para que líderes nacionais de se envolverem mutuamente com seus pares e reforcem o compromisso dos Estados com os mais altos níveis de segurança dos seus materiais nucleares. 

A comunidade das nações não pode se dar ao luxo de esperar por um ato de terrorismo nuclear para começar a trabalhar em conjunto no sentido de melhorar coletivamente a cultura de segurança nuclear, elevando seus padrões, e compartilhar as melhores práticas internacionais, que são os principais objetivos dessas reuniões de cúpula". 

LEONAM GUIMARAES: Ex-presidente da Eletronuclear, diretor técnico da ABDAN; assessor especial para expansão de Energias Limpas da EMBPAR e membro do Grupo de Assessoria em Energia Nuclear do diretor-geral da AIEA.

FOTO: Arquivo pessoal – 

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"Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido" será o tema da 75ª Reunião Anual da SBPC que começa segunda-feira (23/7)

 


“Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido” será o tema da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começa na próxima segunda-feira (23/7), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, com encerramento no dia 29/7.  O evento terá mais de 220 atividades. 

A programação científica abrange ampla variedade de temas relevantes para o Brasil e o mundo atual. Serão 131 debates presenciais e 93 virtuais, visando a engajar e inspirar especialmente o público jovem. A programação completa está disponível no site do evento, inclusive conferências dos ministros Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e InovaçãoNísia Trindade Lima, da Saúde, e Sílvio Almeida, de Direitos Humanos e Cidadania. 

O evento também realizará reuniões preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com representantes de instituições científicas e tecnológicas de todo o País. A proposta é reunir insumos para a construção coletiva do evento, previsto para ocorrer em 2024 e que desenhará a estratégia de políticas públicas para o setor. 

A programação será divulgada no site do evento e as transmissões de algumas atividades ocorrerão pelo canal da SBPC pelo canal do YOUTUBE da SBPC, da UFPR e das Sociedades Científicas afiliadas à SBPC. Os webminicursos serão realizados pelas plataformas Moodle e Zoom. As atividades do evento têm livre acesso a todos. A única atividade que requer matrícula antecipada (e com taxa) são os webminicursos, que estão com inscrições abertas até 26 de julho. Ao todo, são 32 webminicursos com temas em diversas áreas do conhecimento propostos pela SBPC, UFPR e algumas das sociedades científicas afiliadas à SBPC.

FONTE: Jornal da Ciência – 

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terça-feira, 18 de julho de 2023

Angra 3: liminar derrubou embargo que impedia retomada das obras; garante Eletronuclear

 


As obras da usina nuclear Angra 3 não estão mais embargadas desde 25 de maio, quando a Justiça concedeu uma liminar em favor da Eletronuclear, suspendendo o embargo. A informação recebida nesta terça-feira (18/7) é da Eletronuclear, que não divulgou o o desembargo antes. O presidente da Eletronuclear, Eduardo Grand Court compareceu à mesa redonda que na semana passada discutiu o pagamento de dívidas de R$ 264 milhões da companhia com a Prefeitura de Angra, ao contrário do que o BLOG divulgou.

FOTO: Abdan - Colabore com o BLOG - cinco anos de jornalismo independente - Colabore com um PIX: 21 996015849 - Contato - malheiros.tania@gmail.com  

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Brasil debate Responsabilidade Civil para Danos Nucleares

 


O Brasil está se preparando para receber mais um evento da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) voltado para discussões sobre o Direito Nuclear. Trata-se de um Workshop sobre o tema da Responsabilidade Civil para Danos Nucleares – ou, simplesmente, “Civil Liability”, e está previsto para acontecer no período de 6 a 10 de novembro. O evento será realizado conforme parceria estabelecida no ano passado, em Viena, Áustria, entre a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a IAEA. Esse acordo tem por escopo o fortalecimento do trato da disciplina do Direito Nuclear no Brasil, sendo que a Agência se comprometeu a apoiar as iniciativas aqui realizadas”, informou a Comissão. “O tema da Responsabilidade Civil para Danos Nucleares é de suma importância internacional, havendo várias Convenções Internacionais sobre a matéria. No Brasil, o tema é de relevância constitucional”

 Segundo a direção da Comissão, esse tema específico de estudos está inserido no âmbito da disciplina do Direito Nuclear, o que corrobora o caminho que vem sendo trilhado pelo Brasil no que diz respeito a um projeto de consolidação dessa disciplina no país. Nesse sentido, o Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade técnico-científica da CNEN apontada como executor do convênio firmado pela CNEN e pela AIEA em 2022, promoveu, em parceria com a Agência, entre maio e junho deste ano, o Curso de Introdução ao Direito Nuclear, que teve surpreendente procura por profissionais da área jurídica e de áreas correlatas, chegando a receber quase 140 pedidos de inscrição (para 70 vagas disponibilizadas). Considerando o elevado número de interessados, a organização foi obrigada a limitar o número de participantes. “Porém, para compensar essa ação e com o objetivo de satisfazer o interesse daqueles que não puderam participar da primeira sessão do Curso, já está em estudo a realização de mais uma sessão do curso no segundo semestre de 2023”, informou a entidade. 

 Além dessa iniciativa, o Instituto de Engenharia Nuclear da CNEN já prepara um curso pioneiro na América Latina de pós-graduação lato sensu em Direito Nuclear, com previsão para iniciar no primeiro semestre do ano de 2024. O procurador-chefe da CNEN, Rômulo Lima comentou: “Se a CNEN já representa o Brasil intensamente junto à AIEA em matéria de regulação do setor nuclear brasileiro e de aplicação de tecnologias nucleares, o país agora segue a passos largos no sentido de fortalecer a disciplina do Direito Nuclear, quer para formar profissionais nessa área, quer para ampliar a literatura nacional sobre esse específico ramo do Direito, quer para oferecer capacitação no país”. 

FOTO/FONTE - Henrique Davidovich (SETCOS/IEN) – 

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sexta-feira, 14 de julho de 2023

Furto de fontes com césio-137 liga o alerta sobre a escassez de fiscais na CNEN; crise atinge também a ANM que estava em greve

 


A escassez de fiscais na área nuclear abre uma crise sem precedentes levando a uma espécie de “escolha de Sofia”, quando os profissionais se organizam para o trabalho em campo. Na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), em seus 67 anos de fundação, a crise de falta de fiscais é evidente, basta observar os números: são 156 inspetores para 3.400 instalações que utilizam fontes radioativas, sendo que 1046 operam com fontes de césio-137. O sinal vermelho de alerta foi acionado mais uma vez no dia 29/6, quando a CNEN foi informada sobre o furto de duas fontes de césio-137, da mineradora AMG, noticiado pelo BLOG. 

A falta de fiscais atinge em cheio também a Agência Nacional de Mineração (ANM)- (Leia abaixo)

Para se ter ideia, o presidente da CNEN, Francisco Rondinelli, há poucos meses no cargo, solicitou a realização de concurso público em 2024, ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que analisa a solicitação. No pedido, foram solicitadas autorizações para o preenchimento de 1052 cargos, uma vez que a CNEN conta com 1802 cargos vagos.

Questionada, a CNEN tenta amenizar o problema. Argumenta que apesar dos pouquíssimos inspetores - “número abaixo do ideal para as tarefas de fiscalização -, todas as atividades estão sendo realizadas, havendo priorização das instalações que possuem fontes de maior risco ainda que sob pena de sobrecarga dos servidores que estão na ativa”. Ou seja, há sobrecarga dos que vão trabalhar em campo. 

Trocando em miúdos, das cerca de 3400 instalações que utilizam fontes radioativas, a atuação ocorre nas seguintes áreas: irradiação industrial , perfilagem de poços de petróleo, medidores nucleares, radiografia industrial, técnicas analíticas, radioterapia, irradiação de sangue, medicina nuclear, universidades e institutos de pesquisas, centros produtores de radiofármacos, distribuidores de fontes, informação oficial da CNEN. 

MOMENTO CRITICO NA ANM - 

A Agencia Nacional de Mineração (ANM) também vive o momento mais crítico de sua história, segundo diretor da Associação dos Servidores da Agência Nacional de Mineração (ASANM), Ricardo Peçanha, operando com o menor ontingente de servidores dos últimos 50 anos. “São mais de 125 mil empreendimentos para apenas 664 servidores. Com o efetivo atual da ANM, seriam necessários mais de 36 anos para fiscalizar todas as áreas de mineração no Brasil”, disse Peçanha. Depois de uma semana de paralisação, eles voltaram ao trabalho nesta sexta-feira (14/7). 

Os servidores são responsáveis por vistorias em barragens, como em duas instalações com problemas no Planalto de Poços de Caldas (MG). No mês passado, o BLOG divulgou a primeira de uma série de cinco paralisações contra o sucateamento do órgão. “Com o sucateamento da ANM, a questão não é se teremos outra tragédia envolvendo rompimento de barragem, mas quando”, alertava Ricardo Peçanha, diretor da Associação dos Servidores da Agência Nacional de Mineração (ASANM). 

A greve poderá acontecer novamente caso não haja a intenção de solucionar o problema. Os servidores querem a reestruturação da ANM, a abertura de novos concursos e a equiparação salarial frente às outras agências reguladoras.

 FOTO: FONTE CÉSIO 137 – 

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Angra 3: Eletronuclear se compromete a pagar dívida de R$ 264 milhões. Obras continuam embargadas.

 


Depois de 14 anos de espera, a Eletronuclear se comprometeu com a prefeitura de Angra dos Reis a pagar dívida no valor de R$ 264 milhões, a título de compensações socioambientais pela construção da usina nuclear de Angra 3. A decisão da empresa de cumprir o acordo com a prefeitura de Angra, firmado em 2009, ocorreu ontem (13/07), durante mesa redonda realizada na Câmara de Vereadores de Angra. O termo de compromisso entre as partes deverá ser assinado no dia 4 agosto. Na próxima quarta-feira (19/7) faz três meses que as obras da usina foram embargadas pela Prefeitura e, seguirão paralisadas por desacordo com o projeto aprovado inicialmente.  

Pelo acordo, a Eletronuclear quitará a dívida com a prefeitura de Angra em cinco parcelas, até 2027, data prevista para o início das operações de Angra 3. A primeira parcela será depositada ainda este ano, e é no valor de R$ 24,8 milhões. As demais serão pagas até 2027, no valor de R$ 59,8 milhões por ano. A dívida da Eletronuclear com a prefeitura de Angra dos Reis é antiga.  Em outubro de 2009, a empresa e a prefeitura assinaram um termo de compromisso para o repasse de recursos a serem usados em projetos socioambientais na cidade. Foi a contrapartida à cessão do terreno pela prefeitura para a construção de Angra 3. Em valores atualizados, essa contrapartida em compensações socioambientais atinge R$ 264 milhões. Além de Angra, os municípios de Rio Claro e Paraty também receberão recursos relativos a compensações ambientais pela construção de Angra 3. A expectativa é que Rio Claro receba cerca de R$ 22 milhões e Paraty, R$ 40 milhões, informaram.

– Conseguimos definir o cronograma de desembolso dos R$ 264 milhões, que serão investidos ao longo de cinco anos. Serão efetuados ajustes no termo de compromisso, que será assinado, trazendo segurança de que todos os investimentos ocorrerão até o início da operação de Angra 3 – disse o secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta.

Para liberação da verba pela Eletronuclear, a Prefeitura de Angra já apresentou à empresa projetos relacionados majoritariamente às áreas de meio ambiente e defesa civil. Entre eles, destacam-se a construção do trecho ecológico do Parque da Chácara (R$ 4,7 milhões); a ampliação do sistema de abastecimento e armazenamento de água do Bracuí (R$ 1,5 milhão); a ampliação do sistema de captação e adução de água do rio Mambucaba (R$ 6,3 milhões); além da reforma da sede da Defesa Civil e aparelhamento de embarcações a serem utilizadas pelas suas equipe (R$ 8 milhões). Há ainda projetos na área de saneamento em vários bairros do município. 

O Controlador-Geral do Município, Roberto Peixoto, representou o prefeito Fernando Jordão na mesa redonda. Realizada a pedido do deputado federal Max Lemos (PDT-RJ), a mesa redonda, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Angra, foi promovida pela Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal. A reunião contou com a participação de representantes da Eletronuclear e das prefeituras de Angra, Paraty e Rio Claro, além dos vereadores Jorge Eduardo Mascote, Charles Neves, Titi Brasil, Chapinha e Edinho Rodrigues.

FOTO: ABDAN – FONTE: ASCOM ANGRA - 

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Barragens da INB em Caldas são mantidas no Nível de Emergência 1: anomalias e risco em estruturas, segundo relatório da ANM

 


As barragens de minerais pesados e de rejeitos radioativos (D4), da estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB), no município de Caldas (MG), serão mantidas em nível de emergência 1 (NE 1), porque possuem anomalias que podem implicar em “risco à estrutura”, embora controlada e monitorada, sem a necessidade de evacuação da população. As instalações não possuem um Plano de Segurança de Barragens (PSB) e devem passar por uma série de adequações. As informações estão no relatório da Agência Nacional de Mineração (ANM) finalizado esta semana. São dezoito as exigências da ANM para a INB, que terá prazos para resolver os problemas.

O relatório foi entregue a parlamentares e a representantes dos governos local e federal que, nesta sexta-feira (13), visitam essas estruturas a pedido do deputado Rogério Correia (PT-MG), coordenador da Comissão Externa sobre Fiscalização dos Rompimentos de Barragens e Repactuação da Câmara dos Deputados. Entre os visitantes estão ainda os deputados Padre João (PT-MG), Leleco Pimentel (PT-MG), Célia Xakriabá (PT-MG) e os prefeitos Ailton Pereira Goulart, de Caldas, e Margot Pioli, de Andradas (MG). Além das barragens de rejeitos (BAR) e D4, já inseridas no Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM), a equipe de vistoria da ANM identificou a dique de contenção de sedimentos de pé de pilha denominada Bacia Nestor Figueiredo, que terá de ser incluída no sistema em até 30 dias após a assinatura do parecer, realizada em 10 de julho. 

Confira as exigências da ANM às barragens da INB: Barragem de Rejeitos - BAR: 1. Executar investigações (campo e laboratório) que permitam confirmar a geometria e as características físicas e geotécnicas dos materiais do maciço e da fundação. Prazo – 180 dias. 2. Elaborar o projeto As Is, documento que demostra com a estrutura foi construída, para compor o Plano de Segurança de Barragem (PSB) da estrutura. Prazo – 365 dias. 3. Elaborar plano de treinamentos para compor o PSB da estrutura. Prazo – 60 dias. 4. Incluir registros de manutenção e treinamentos no PSB. Prazo – 60 dias. 5. Elaborar a Revisão Periódica de Segurança de Barragem (RPSB) que atenda aos requisitos regulatórios, por equipe que não seja a mesma que fez o último Relatório de Inspeção de Segurança Regular (RISR). Prazo – 180 dias. 6. Realizar Relatório de Conformidade e Operacionalidade da Barragem (RCO) e apresentar Declaração de Conformidade e Operacionalidade (DCO) do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). Prazo – 360 dias (até 30/06/2024). 7. Implantar Processo de Gestão de Risco para Barragem de Mineração (PGRBM), conforme requisitos normativos. Prazo – 180 dias. 8. Investigar a espessura do enrocamento deteriorado e relatar resultados no As Is. Prazo – 365 dias. 9. Incluir a avaliação da estabilidade do talude da ombreira direita na RISR do 2° ciclo de 2023. Prazo – 90 dias (até 30/09/2023). 10. Designar engenheiro de registro, conforme determinações da Resolução ANM n° 95/2022. Prazo – 120 dias. 11. Esclarecer se existe comunidade na zona de autossalvamento (ZAS), conforme Art. 54 da Resolução ANM n° 95/2022, e se necessário, retificar a informação cadastrada no SIGBM. Prazo – 30 dias. 12. Protocolar mapa de inundação no SIGBM em formato .kmz discriminando, em polígonos distintos, a zona de segurança secundária (ZSS) e a ZAS. Prazo – 30 dias. 

BARRAGEM D4: 

1. Elaborar e disponibilizar o PSB da estrutura incluindo o PAEBM e toda a documentação exigida na Resolução ANM n° 95/2022. Prazo – 365 dias. 2. Implementar sistema de monitoramento de segurança de barragem conforme Art. 7° da Resolução ANM n° 95/2022. Prazo – 270 dias. 3. Designar engenheiro de registro, conforme determinações da Resolução ANM n° 95/2022. Prazo – 120 dias. 4. Projetar e implantar sistema de drenagem superficial eficiente para a crista e taludes da estrutura. Prazo – 180 dias. 5. Apresentar revisão do plano de ação para retirar a barragem de NE1 com a proposição de novas medidas a serem executadas até 30/09/2023. Prazo – 30 dias. BACIA NESTOR FIGUEIREDO:  1. Cadastrar a estrutura no SIGBM. Prazo – 30 dias. 

FOTO: BARRAGEM - DOCUMENTO ORIGINAL. 

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quinta-feira, 13 de julho de 2023

EXCLUSIVO: Equipamento guardando fonte de césio-137 foi violado com maçarico sem atingir o material radioativo

 


O equipamento com uma das duas fontes com césio – 137 furtadas em Minas Gerais foi violado, conforme o BLOG revela com exclusividade. Apesar de danificado, provavelmente com um maçarico, a fonte com o césio-137 não foi atingida, o que poderia provocar acidente com radiação em dimensões ainda não calculadas. As fontes estão no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-SP), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Permanecerão no local para outras análises e pericias da Policia Civil. 

Tudo começou no dia 29 de junho, quando a AMG Mineradora, no município mineiro de Nazareno, em Minas Gerais, denunciou o furto das duas fontes à CNEN. Após uma série de investigações, na manhã de 10/7, as fontes foram encontradas numa processadora de sucata da Vila Leopoldina, em São Paulo. As duas fontes permanecem no IPEN, em SP, onde continuam sendo analisadas. Segundo investigações preliminares, antes de seguir para a processadora em São Paulo, as fontes passaram por uma empresa em Itaúna, em Minas Gerais. 

Não se sabe ainda onde ocorreu a violação do equipamento. O caso é intrigante e muitas perguntas ainda estão sem respostas sobre a tentativa de violar o equipamento que possui o símbolo do perigo da radiação. Caso a fonte com o césio 137 fosse atingida, quem estava no manuseio poderia se contaminar, por exemplo. O local poderia também ficar contaminado. Não se descarta a possibilidade de acidente com radiação, embora a fonte esteja protegida por cerâmica. A Policia poderá requerer exames digitais na fonte violada. Na outra, intacta, também. A Policia Civil tenta identificar os autores do crime. Acompanhe o caso em reportagens anteriores publicadas no BLOG.

FOTO: EQUIPAMENTO VIOLADO. 

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quarta-feira, 12 de julho de 2023

Angra 3: prefeitura quer R$ 127,5 milhões em investimentos; usina depende de R$ 20 bilhões. Quem banca?

 


Cerca de R$ 127,5 milhões é o valor total do investimento que a Prefeitura de Angra dos Reis quer que a Eletronuclear se comprometa a realizar na cidade, a fim de liberar as obras da usina nuclear Angra 3, paralisadas há quase três meses. A queda de braço entre o prefeito Fernando Jordão e a Eletronuclear, presidida por Eduardo Grand Court, está deixando o setor nuclear aflito, principalmente depois que o ex-ministro Nelson Hubner - conselheiro da ENBPar, disse que uma de suas metas é convencer o presidente Lula a desistir da construção de Angra 3.

A Eletronuclear informou nesta quarta-feira (12/7) que está analisando 12 projetos enviados à empresa, a partir de maio de 2023, pela Prefeitura de Angra. Segundo a companhia, “as propostas estão no âmbito das contrapartidas relativas ao licenciamento ambiental” da usina. A maior parte é relacionada às áreas de saneamento básico e defesa civil. Do total geral, de R$ 127.420.387,85; R$ 12.574.808, 23, são os prioritários; R$ 7.950.799,57, Defesa Civil; e a maior parte, R$ 119.469.588,28, para projetos de saneamento. 

Representantes das entidades que comandam o setor nuclear têm feito diversas reuniões para chamar a atenção do governo sobre a importância de Angra 3, cujas obras começaram em 1984, e já pararam diversas vezes.  A intenção de Hubner, que foi ministro de Minas e Energia no segundo mandato do presidente Lula, quando apoiava Angra 3, teria sido uma espécie de “balde de água fria” sobre os defensores da usina. Angra 3 já consumiu R$ 8 bilhões e precisa de pelo menos mais R$ 20 bilhões que seriam buscados no mercado internacional para ser inaugurada em 2028. Nas rodas de conversa entre alguns especialistas, a pergunta que se faz é quem vai bancar projeto tão antigo? Os que defendem a continuação das obras argumentam que serão gerados nove mil empregos diretos e indiretos, além de movimentar indústrias como a Nuclep - Nuclebras Equipamentos Pesados, em Itaguaí.         

FOTO: ABDAN -  COLABORE COM O BLOG - CINCO ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE - SEM PATROCÍNIO - CONTRIBUA COM UM PIX: 21 996015849 - CONTATO: malheiros.tania@gmail.com  


Angra 2: urânio enriquecido para a 19ª recarga; transporte ontem de Resende à Central Nuclear

 


O primeiro transporte com oito elementos combustíveis (urânio enriquecido), de um total de 52,  produzidos pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) destinados a 19ª recarga de Angra 2, da Eletronuclear, seguiu na manhã de ontem (11/07) da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende/RJ, para Angra dos Reis/RJ. O último transporte de um total de seis, deve ocorrer no início de agosto. A fabricação da 19ª Recarga de Angra 2 começou em agosto de 2022. Uma importante etapa do enriquecimento teria sido feita na Rússia, país com o qual o Brasil mantém negócios na área nuclear. Há cerca de cinco anos cada recarga custava cerca de R$ 288 milhões, segundo informações oficiais na época. 

A produção da 28ª Recarga da usina nuclear Angra 1, ao lado de Angra 2, foi iniciada em maio na FCN-Reconversão e Pastilhas. Segundo a INB, já foi feita a “fabricação do pó e pastilhas de UO2 para as extremidades das varetas, que têm o teor de 2,60 % de enriquecimento, e está em curso a fabricação do pó e pastilhas com teor de 4,50 % também utilizadas nesse elemento”. A produção de 44 elementos combustíveis para a 28ª Recarga de Angra 1 está prevista para terminar em meados de setembro e o transporte ocorrerá até o final do mesmo mês. 

FOTO: CARREGAMENTO DO NÚCLEO DO REATOR – COLABORE COM O BLOG – CINCO ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA – PIX: 21 99601-5849 – CONTATO: malheiros.tania@gmail.com

segunda-feira, 10 de julho de 2023

Ministro Alexandre Silveira garante ao prefeito de Caldas que rejeitos radioativos de São Paulo não vão para Minas

 




O ministro de Minas e Energia, o mineiro Alexandre Silveira, garantiu ao prefeito de Caldas (MG), Ailton Goulart, que as cerca de 4,7 mil toneladas de rejeitos radioativos gerados na extinta Usina de Santo Amaro (USAM), da Nuclemon, sucessora da Orquima, no Brooklin, há décadas, não serão transferidos para a cidade, como vinha sendo cogitado pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Lá, a INB mantém instalação que foi mina de urânio, desativada desde 1982, além de uma unidade abarrotada de tambores com material radioativo transferidos “na calada da noite” da Nuclemon para Caldas.

Esse grande negócio que enriqueceu muita gente no passado, provocou a morte de centenas de operários, que manusearam material radioativo, sem ter o menor conhecido sobre a gravidade do que faziam. Em 2006, os sobreviventes fundaram a ANTPEN - Associação Nacional dos Trabalhadores da Produção Nuclear – que luta pelas vítimas até hoje não indenizadas. 

O prefeito de Caldas disse ao BLOG que esteve com o ministro na sexta-feira passada em Brasília, e que a reunião foi extremamente positiva. “O Ministro disse que junto a INB vai procurar um outo local para o armazenamento dos rejeitos que estão em São Paulo, porque não faz sentido trazer o material para Caldas. Ele é mineiro. Senti firmeza”. comentou o prefeito. 

DEPÓSITOS EM SP

A Unidade em São Paulo está instalada numa área de 60 mil metros quadrados, em Interlagos, armazena 1.179 toneladas de materiais, dentre os quais se encontram Torta II, equipamentos, peças e ferramentas da Nuclemon. Todo o material está guardado em bombonas plásticas, caixas metálicas, tambores metálicos e contêineres marítimos. A empresa INB afirma que áreas externas da Unidade: 24 mil metros quadrados estão prontos para serem entregues à Prefeitura de São Paulo.

 Também no estado de São Paulo, a INB possui a Unidade de Estocagem de Botuxim (UEB), localizada no município de Itu. Em uma área de 300 mil m², o Sítio São Bento abriga 3.500 toneladas de Torta II armazenadas em sete silos. 

FOTO: Ministro - Acervo MME - 

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IPEN quer saber se não foram violadas as fontes com césio -137 encontradas hoje em SP. Policia busca autores do crime. Fim do medo em Nazareno


Chegou ao fim o medo de contaminação radioativa por césio-137 que rondava o município mineiro de Nazareno. Nesta segunda-feira (10/07) foram encontradas em São Paulo as duas fontes de césio 137 furtadas no dia 29/6 da AMG Mineração, em Nazareno - conforme o BLOG divulgou com exclusividade – que teriam sido levadas inicialmente para uma empresa localizada em Itaúna (MG), antes de serem escondidas numa processadora de sucata da Vila Leopoldina, em SP, onde foram descobertas mais cedo.

Diante da repercussão nacional do caso, com medo de contaminação por radiação, funcionários da processadora denunciaram a existência das cápsulas à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A CNEN resgatou as fontes que já estão sendo analisadas pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), a fim de que haja certeza de que não foram violadas. A Policia Civil tenta identificar os autores do crime. 

NÍVEIS DE RADIAÇÃO - 

Por conta do acidente com uma cápsula de césio – 137, em Goiânia em 1987, que provocou a morte quase imediata de quatro pessoas e outras, depois, além de gerar mais de seis toneladas de lixo radioativo, Nazareno viveu dias nada tranquilos. Na semana passada, a CNEN realizou levantamento radiométrico (avaliação dos níveis de radiação) em vários pontos da cidade. Prefeitura, secretarias de Meio Ambiente e Polícia Civil ampliaram os alertas sobre o perigo que rondava Nazareno, que agora volta à normalidade. 

Segundo as estimativas da Policia Civil e da CNEN, cada fonte pode valer de US$ 10 mil a US$ 15 mil no mercado paralelo.  A Polícia trabalha com a possibilidade de o furto ter sido encomendado a uma dupla ou quadrilha, que conhecia muito bem a AMG Mineração. 

IMAGENS ANALISADAS - 

No último dia 29/6, segundo informações de técnicos do setor, uma das fontes foi retirada de um cano de cinco metros de altura, e a outra de dentro de uma tubulação, para onde as câmeras não estariam apontadas. Imagens em toda a empresa ainda estão sendo analisadas. A mineradora operava com onze fontes e 16 armazenadas em contêineres. Interesses ainda não foram descartados A mineradora tem negócios com materiais especiais como óxidos de nióbio, ligas especiais de alumínio, zircônio, entre outros de grande valor no Brasil e exterior. Planejava investir cerca de R$ 1,2 bilhão em uma planta de lítio (elemento químico), utilizado na produção de remédios para combater doenças como a depressão. No ano passado, a empresa planejava expandir a produção da mina de Volta Grande para 130 mil toneladas por ano, escreveu Mara Bianchetti para o Diário do Comercio de 13/5. Foi a própria mineradora registrou o caso à polícia e à CNEN, na sexta-feira (30/6).

 Segundo técnicos da área nuclear, as fontes são de baixa atividade e em matriz de cerâmica. Conforme relato de especialistas ao BLOG, “não são esperados efeitos severos a possível exposições às pessoas e ao meio ambiente”. No entanto, alertaram que “caso alguém permaneça em contato com a fonte por longo período de tempo, pode ocorrer danos à saúde e até mesmo adquirir doenças como o câncer”. 

POR QUE O USO DE FONTES - 

Segundo especialistas do setor nuclear, a mineradora usa fontes de césio 137 em diversos pontos, como em tubulações dentro de onde havia passagem de minérios, para medir densidade. A CNEN informou que a instalação está enquadrada no grupo 3A da norma CNEN NN 6.02, sendo caracterizada como instalação de baixo risco. “A instalação em seu processo de licenciamento submeteu plano de proteção radiológica descrevendo, entre outras coisas, os controles de acesso e aspectos de segurança da instalação. Esses aspectos foram considerados satisfatórios e a instalação foi autorizada a operar”.

 Qual a possibilidade de correlação desse caso com o acidente em Goiânia, em 1987? “As fontes envolvidas neste evento são cerca de 300 mil vezes menos intensa do que a fonte do acidente de Goiânia. Como mencionado antes, por ser feita em matriz cerâmica, o material não se dispersará no meio ambiente. No entanto, ressalte-se que a CNEN continua acompanhando as investigações para a recuperação dos dispositivos”, garantiu a Comissão. 

FOTO: fonte com césio - 137 – 

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Fontes com césio-137 furtadas em Minas estão escondidas em sucata paulista. Técnicos da CNEN seguem para o local

 

Técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) seguem neste momento (10/07) para uma sucata em São Paulo a fim de recolher as duas fontes de césio-137, furtadas no dia 29/6 da AMG Mineração, localizada no município de Nazareno, em Minas Gerais, conforme o BLOG divulgou com exclusividade. Funcionários da sucata teriam comunicado o fato à CNEN, após a identificação da fonte encapsulada. Os alertas da Policia Civil e da CNEN podem ter chamado a atenção dos criminosos, que teriam agido em dupla ou quadrilha, para furtar as cápsulas. Maiores informações hoje no BLOG. 

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terça-feira, 4 de julho de 2023

Sabotagem pode estar por trás de furto de fontes radioativas com césio 137 em empresa mineira

 


Sabotagem. É o que pode ter ocorrido a partir do furto de duas fontes com césio 137, registrado na semana passada, na AMG Mineração, localizada no município de Nazareno, em Minas Gerais. Uma das fontes foi retirada de um cano de cinco metros de altura, e a outra de dentro de uma tubulação, para onde as câmeras não estariam apontadas. Imagens em toda a empresa estão sendo analisadas. A mineradora operava com onze fontes e 16 armazenadas em contêineres. As fontes continuam desaparecidas.

Interesses comerciais não estão descartados A mineradora tem negócios com materiais especiais como óxidos de nióbio, ligas especiais de alumínio, zircônio, entre outros de grande valor no Brasil e exterior. Além disso, planejava investir cerca de R$ 1,2 bilhão em uma planta de lítio (elemento químico), utilizado na produção de remédios para combater doenças como a depressão. No ano passado, a empresa planejava expandir a produção da mina de Volta Grande para 130 mil toneladas por ano, escreveu Mara Bianchetti para o Diário do Comercio de 13/5.

 A própria mineradora registrou o caso à polícia e à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), na sexta-feira passada (30/6). Segundo técnicos da área nuclear, as fontes são de baixa atividade e em matriz de cerâmica. Conforme relato de especialistas ao BLOG, “não são esperados efeitos severos a possível exposições às pessoas e ao meio ambiente”. No entanto, alertaram que “caso alguém permaneça em contato com a fonte por longo período de tempo, pode ocorrer danos à saúde e até mesmo adquirir doenças como o câncer”. 

POR QUE O USO DE FONTES - 

Segundo especialistas do setor nuclear, a mineradora usa fontes de césio 137 em diversos pontos, como em tubulações dentro de onde havia passagem de minérios, para medir densidade. A CNEN informou que a instalação está enquadrada no grupo 3A da norma CNEN NN 6.02, sendo caracterizada como instalação de baixo risco. “A instalação em seu processo de licenciamento submeteu plano de proteção radiológica descrevendo, entre outras coisas, os controles de acesso e aspectos de segurança da instalação. Esses aspectos foram considerados satisfatórios e a instalação foi autorizada a operar”.

Qual a possibilidade de correlação desse caso com o acidente em Goiânia, em 1987? “As fontes envolvidas neste evento são cerca de 300 mil vezes menos intensa do que a fonte do acidente de Goiânia. Como mencionado antes, por ser feita em matriz cerâmica, o material não se dispersará no meio ambiente. No entanto, ressalte-se que a CNEN continua acompanhando as investigações para a recuperação dos dispositivos”, garantiu a Comissão.

FOTO: AMG – site da empresa e Diário do Comércio – 

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