terça-feira, 11 de junho de 2024

Mineradora ADL assina com a INB contrato de cessão de uso de instalação de material radioativo em Buena (RJ)

 


A Unidade de Buena, que operava com material radioativo da antiga Nuclemon, sucedida pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) , no município de São Francisco de Itabapoana, região turística da Costa Doce do Estado, está agora nas mãos da mineradora ADL após assinatura de contrato de cessão de direito de uso com a INB. O contrato tem 30 anos de duração. 

Em maio, a INB divulgou em seu site a decisão de firmar Acordo de Confiabilidade com empresa que estivesse interessada no negócio com a unidade que atua na comercialização de minerais como ilmenita, zirconita, rutilo e monazita.

 


“Escavando juntos o caminho para o futuro do Brasil”, informa a ADL em sua página.

“Os Ministérios de Minas e Energia e da Ciência e Tecnologia, juntamente com a BNDES, entendem que a extração de minerais estratégicos é imprescindível para o país, devido ao alto potencial do mercado através da iniciativa privada”, consta também na página da ADL, provavelmente, com base em oportunidades que o MME e o BNDES têm divulgado na área da mineração, inclusive de urânio. 

Informações sobre o contrato foram divulgadas pelo UOL/Estadão. Até às 19h30, não havia informações sobre o negócio no site da INB. 

O BLOG publicou diversas matérias sobre problemas na unidade em Buena. Leia “Segredos sobre instalação radioativa em Buena, da INB, podem ser revelados com acordo confidencial”, publicada no dia 10 de maio último.

COLABORE COM O BLOG – SEIS ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 996015849 – CONTATO: malheiros.tania@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...