O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta segunda-feira (15/9) que, em 15 dias , o governo deve instalar um novo Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), destinado aos minerais críticos, como as tão cobiçadas terras raras. Silveira deu a declaração em entrevista à rádio "98 News".
O órgão será presidido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o ministro e terá a participação de 16 ministros de Estado, além de representantes da sociedade civil, de universidades e especialistas do setor.
Entre os objetivos, estão o fortalecimento da cadeia desses minerais, a industrialização desses recursos e o estímulo ao desenvolvimento da indústria nacional, com atração de investimentos e geração de emprego e renda - já que o Brasil detém a segunda maior reserva de alguns minerais, como as terras raras, e o quarto, em urânio.
A literatura científica informa que as terras raras formam um grupo de 17 elementos químicos presentes em diversos países. A maior parte das reservas conhecidas está concentrada na China e no Brasil. Esses elementos são fundamentais para a produção de smartphones modernos, carros elétricos e outras tecnologias avançadas, o que os torna estratégicos para a indústria global.
“A minha proposta [...] vai nos permitir começar a planejar a mineração de forma adequada, vigorosa e sustentável”, anunciou o ministro.
(FOTO: MME) -
Colabore com o blog – sete anos
de jornalismo independente – Contribua via pix: 21 99601-5849 – contato: malheiros.tania@gmail.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário