A Eletronuclear assinou nesta quarta-feira (09/02) o contrato com o consórcio formado por Ferreira Guedes, Matricial e ADtranz que permitirá a retomada das obras da usina nuclear Angra 3. As empresas venceram a licitação em julho do ano passado para contratar os serviços no âmbito do Plano de Aceleração do Caminho crítico da unidade. A assinatura do acordo entre as partes foi divulgada pela Eletrobras hoje à noite por meio de um comunicado ao mercado.
Para comemorar a retomada das obras, nesta quinta-feira (10/2) haverá até um evento fechado nas instalações da companhia em Angra dos Reis. Segundo a Eletronuclear, superadas as etapas de recurso, as três companhias passaram, de forma bem-sucedida, por uma avaliação de compliance.
Depois, a assinatura do contrato foi aprovada pelo Conselho de Administração da Eletrobras, no final de janeiro. “Em seguida, o resultado da licitação recebeu a anuência da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração da Eletronuclear. Com o contrato assinado, o consórcio começará a mobilizar o canteiro de obras para, em breve, reiniciar a construção da usina”, informou a estatal.
A previsão é de que a usina entre em operação comercial em 2026.
CONCLUSÃO DA SUPERESTRUTURA -
Entre as principais medidas que constam no Plano de Aceleração do Caminho Crítico está a conclusão da superestrutura de concreto do edifício do reator de Angra 3. Além disso, será feita uma parte importante da montagem eletromecânica, que inclui o fechamento da esfera de aço da contenção e a instalação da piscina de combustíveis usados, da ponte polar e do guindaste do semipórtico.
Posteriormente, será realizada outra licitação para contratar a empresa ou o consórcio que vai finalizar as obras civis e a montagem eletromecânica da usina. Isso será feito via um contrato de EPC – sigla em inglês para engenharia, gestão de compras e construção.
FOTO: Angra 3 - Eletronuclear
COLABORE COM O NOSSO BLOG - Este blog faz JORNALISMO INDEPENDENTE, DESDE 2018. Seja um amigo do Blog. Contribua. Pix: 21 99601-5849. Obrigada!
Ainda bem que você, Tânia, continua atenta à Angra 3 e vai informando pelo seu blog. Afinal, é muito dinheiro público sendo gasto. Parabéns.
ResponderExcluirÉ sempre uma honra e muito gratificante contar com a sua participação. muito obrigada!
ResponderExcluirFinalmente, Angra 3 avança. Excelente matéria. Parabéns pela matéria.
ResponderExcluirANGRA 3 NÃO! XÔ NUCLEAR. ESSA OBRA É FRUTO DE CORRUPÇÃO. NOJO É O QUE SINTO QUANDO VEJO ESSE DESCALABRO.
ResponderExcluirGRATA TÂNIA POR NOS INFORMAR MAIS ESSE ABSURDO DESTE DESGOVERNO.
Parabéns!👏🏿👏🏿Você nos enche de orgulho. Excelente matéria!
ResponderExcluirMuito obrigada por participar! A sua opinião é muito importante. Participe sempre. Obrigada!
ResponderExcluir