sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Novo presidente da INB: fôlego para programa de enriquecimento de urânio

O capitão de mar e guerra da reserva, Carlos Freire Moreira, 62 anos, foi empossado nesta sexta-feira (01/02) na presidência da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), substituindo Reinaldo Gonzaga, conforme o BLOG antecipou na semana passada. 

O programa de enriquecimento de urânio, realizado na INB, através de convênio com a Marinha, há cerca de 20 anos, poderá ganhar mais fôlego a partir de agora. 

O novo presidente conhece bem a empresa, onde exerceu o cargo de diretor técnico de Enriquecimento entre março de 2005 e maio de 2008. 

“Tive a honra e o privilégio de passar por aqui. Foi uma época muito profícua, em que conseguimos viabilizar a inauguração da primeira cascata (de enriquecimento) e lançar as bases para a continuidade do projeto. Fico feliz que já tenhamos atingido a sétima (cascata). E vamos em frente. Fico muito feliz de retornar à casa”, afirmou. 

Cearense, Carlos Freire Moreira é engenheiro naval, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Navais pela Escola Naval e mestrado em Arquitetura Naval pela École Nationale Supérieure de Techniques Avancées, em Paris, na França. 

Freire Moreira foi indicado para o cargo pelo Ministério de Minas e Energia. A indicação foi analisada pelo Comitê de Elegibilidade da INB, que avaliou se o nome preenchia os requisitos previstos na legislação.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...