sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Dois pacotes com o radioisótopo Flúor-18 (material radioativo) foram roubados no Rio a caminho de SP

 


Dois pacotes com fontes radioativas (radiofármacos produzidos com o radioisótopo Flúor-18) foram roubados na madrugada de quinta-feira (3/8), de um veículo, que se dirigia para serem entregues em centros médicos em São Paulo. O material é de propriedade do R2 Soluções em Radiofármacia, sediado em Duque de Caxias, na baixada fluminense. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foi informada pelo Supervisor de Proteção Radiológica do laboratório produtor R2. A polícia está investigando o caso. 

A meia-vida do radioisótopo Flúor-18 é de 109 minutos. Segundo a CNEN, isto significa que, em poucas horas, a radioatividade do radiofármaco composto por Flúor-18 fica bastante reduzida, não havendo potencial para causar efeitos adversos à saúde. “Ainda assim, esclarecemos que deve ser evitada a abertura do embalado, bem como qualquer contato desnecessário com o material radioativo”, observam os técnicos da CNEN. 

A Comissão informou que o roubo foi comunicado de imediato pelos responsáveis técnicos do laboratório produtor de radioisótopos, que é rotineiramente inspecionado e autorizado pela CNEN. A CNEN segue acompanhando a investigação pelas autoridades policiais. Qualquer informação sobre a localização dos embalados pode ser comunicada através do celular (21) 98368-0763.

FOTO: Radioisótopos IPEN – 

Colabore com o BLOG. Cinco anos de jornalismo independente – contribua, faça um PIX: 21 996015849 -contato: malheiros.tania@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...