sábado, 13 de janeiro de 2024

Vendaval paralisa planta de produção de urânio de Caetité

 


A planta para a produção de urânio em Caetité, na Bahia, está paralisada desde os últimos dias quando a ventania, destelhou galpões e telhas caíram sobre tanques. O empreendimento pertence a Indústrias Nucleares do Brasil (NB).

Desde 2018, o blog vem noticiando aos empregados da empresa em Caetité (BA), que uma etapa importante para a retomada da produção de urânio seria iniciada no dia 12 de dezembro daquele ano.

“A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) concedeu autorização para a realização dos testes operacionais dessa planta química já beneficiando as rochas de urânio que estão no pátio”, disse um diretor da INB.

Os trabalhados em Caetité estavam parados há mais de três anos, aguardando a licença da CNEN. O presidente na época, hoje diretor, Reinaldo Gonzaga destacou que, com os ajustes operacionais realizados em 2017, a INB reduziu a dependência de recurso do Tesouro Nacional.

Com a retomada da produção, a dependência tende a diminuir ainda mais, além dos ganhos com a geração de empregos, aumento de recolhimento de impostos e, ainda, a redução de compras de urânio no exterior”, afirmou o então presidente. “Até meados do próximo ano, esperamos estar com a produção de urânio a todo vapor e também atuando para a duplicação de nossa capacidade de beneficiamento do urânio”, finalizou. Vamos aguardar as medidas que serão tomadas agora, com a paralisação da planta. FOTO: INB - PLANTA DE URÂNIO  - COLABORE COM O BLOG - CINCO ANOS DE JORNALISMO INPEDENDENTE - -CONTRIBUA VIA PIX 21 9601-5849. CONTATO: malheiros.tania@gmail.com   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...