sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Fundadora da ABREA, Fernanda Giannasi comemora decisão do STF de proibir o amianto no Brasil

 


Fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA), em 1995, a engenheira civil e de segurança do Trabalho, Fernanda Giannasi, conversou com exclusividade com o BLOG sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciada ontem (23/2), de proibir o mineral cancerígeno em todo o País.  Na luta pelo banimento do amianto, Giannasi é a voz mais ativa em todas as denúncias de contaminação pelo produto, que causou mortes e incontável número de doentes no Brasil, o que lhe valeu o Prêmio “Faz a Diferença” de O Globo, em 2017; e outros prêmios internacionais.  Para Giannasi, a decisão do STF “coroa a luta de mais de três décadas por justiça socioambiental”. Eis a entrevista: 

BLOG: Qual a importância para o Brasil e para o meio ambiente da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao amianto? 

FERNANDA GIANNASI- O banimento do amianto representa o coroamento de uma luta de mais de três décadas por justiça socioambiental em nosso país às custas de muitas mortes evitáveis e de um sofrimento atroz de dezenas de milhares de familiares e vítimas da “fibra assassina”. 

BLOG: Tem recurso? 

GIANNASI - Não cabem mais recursos. Foram mais de cinco anos de disputas no STF através de “chicanas” promovidas por uma indústria matreira que teve sempre ao seu lado uma assessoria técnica e jurídica e apoiadores “da melhor estirpe que o dinheiro pode comprar”. Uma luta desigual do ponto de vista econômico. 

BLOG - O que vai acontecer agora na prática? 

GIANNASI – O descomissionamento da mina e a busca pelos políticos e pela população de Minaçu/Goiás de alternativas econômicas para compensar o fechamento da mina de amianto, uma das maiores fontes de arrecadação do município, que há décadas vimos alertando e que sempre e peremptoriamente fomos ignorados. 

BLOG - A indústria do amianto fecha?

GIANNASI - Na verdade, a indústria do amianto já opera com tecnologia alternativa que substituiu o amianto há vários anos. Só sobrou a extração mineral que agora finalmente está com os dias contados. Todo mundo sabia que ia acontecer. 

BLOG; As minas de produção fecham?

GIANNASI - Existe uma única mina operada pela SAMA, subsidiária do grupo Eternit, a maior produtora de artefatos de fibrocimento sem amianto do Brasil. A mina de Goiás só produzia para exportação, principalmente para os países asiáticos. 

BLOG - Declaração sua como fundadora da ABREA: 

GIANNASI - O que torna esta vitória ainda mais valiosa para nós são: 1) proibição decidida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nossa Corte Constitucional, algo que nunca ocorreu no mundo. Sempre foram ações emanadas dos poderes Executivo e Legislativo nas dezenas de países que já baniram o amianto; 2) a mineração do amianto não estava falida, como ocorreu em outros países; ao contrário, ainda estava “viva”, atuante, poderosa, com seus tentáculos lobistas, que reivindicam a sua sobrevivência apenas por “razões humanitárias” para exportar parara países pobres com população carente de tetos e água potável. 

FOTO: Acervo pessoal - 

COLABORE COM O BLOG - CINCO ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE - CONTRIBUA - PIX: 21 99601-5849

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...