terça-feira, 29 de outubro de 2019

Angra 1 recebe combustível nuclear


A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) concluiu a entrega da 25ª recarga de combustível para a usina nuclear Angra 1, apesar do contingenciamento no orçamento, que motivou a possibilidade de a Eletronuclear buscar a solução no exterior. Segundo a INB, foram entregues à Eletronuclear na quinta-feira passada (24/10), os 44 Elementos Combustíveis previstos para esta recarga dentro do prazo. O primeiro transporte, dos seis realizados este mês, aconteceu no dia 04 de outubro. 
O comboio partiu da Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende (RJ), com destino à Central Nuclear em Angra dos Reis (RJ). O transporte foi acompanhado por um esquema de segurança envolvendo as áreas federal, estadual e municipal. Cabe aos técnicos da INB a embalagem do material e à Eletronuclear o planejamento e coordenação do transporte. 
A direção da empesa lembra que a recarga é um processo de reabastecimento de uma usina nuclear por meio da substituição de elementos combustíveis descarregados por novos. “Para ilustrar, é possível comparar figurativamente à troca de pilhas sem cargas de uma lanterna”. O Elemento Combustível é uma estrutura metálica, com até 5 metros de altura, formada por um conjunto de tubos, chamadas varetas, dentro das quais são colocadas pastilhas de urânio enriquecido entre 2 e 5%. 
PRÓXIMAS RECARGAS. A produção da 16ª recarga de Angra 2 já está sendo produzida. O urânio enriquecido nacionalmente pela INB Resende será fundamental para que esta recarga seja atendida dentro do prazo. A previsão é concluir a entrega em maio de 2020. A INB também começou os preparativos para iniciar a produção da 26ª recarga de Angra 1 em março de 2020, na sequência da 16ª, com a produção de pó de UO2 (Dióxido de urânio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...