Nesta terça-feira (26/8) a Coordenação de Programas de Pós-Graduação, Pesquisa e Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) reunirá especialistas, pesquisadores e formuladores de políticas públicas no evento “O Papel da Energia Nuclear na Descarbonização da Matriz Energética Brasileira”. O objetivo é fomentar um debate qualificado sobre como a energia nuclear pode contribuir para a segurança energética, a inovação e o compromisso do Brasil com as metas globais de descarbonização. O evento terá a moderação da professora Suzana Kahn, diretora da Coppe/UFRJ.
Segundo a entidade, o desafio da transição energética exige soluções tecnológicas capazes de conciliar segurança, confiabilidade e sustentabilidade. “Fonte estratégica, com baixas emissões de gases de efeito estufa e alta confiabilidade, a energia nuclear pode desempenhar papel complementar às fontes renováveis intermitentes, como solar e eólica, na busca por segurança energética e redução de gases de efeito estufa”, informou a Coppe. O evento faz parte do calendário da Rio Climate Action Week (23 a 29 de agosto) e será realizado no auditório da Coppe, na sala G-122, das 9 às 12h.
Serão abordados aspectos tecnológicos, ambientais, econômicos e regulatórios, além das perspectivas de expansão da capacidade instalada e do desenvolvimento de novas aplicações, como reatores modulares avançados.
PROGRAMAÇÃO:
9h00-10h15: Painel 1 – Descarbonização da Matriz Elétrica Brasileira; moderação: Suzana Kahn, Diretora da Coppe; Patrícia Nunes - Assessora da Presidência da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); Renato Dutra – Diretor do Departamento de Combustíveis Derivados do Petróleo do MME (participará como Secretário-substituto do Pietro Mendes, Secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis); Giovani Machado – Episteme;
10h30-11h45: Painel 2 – O Papel da Energia Nuclear na Matriz Brasileira; Moderação: Professor Alan Lima - Coordenador do Programa de Energia Nuclear da Coppe; Apresentação: “O uso de pequenos reatores nucleares modulares (SMRs) para descarbonização industrial” - Prof. Aquilino Senra - Programa de Engenharia Nuclear da Coppe; Vittorio Perona – BTG Pactual; Márcio Adriano Coelho da Silva – Indústrias Nucleares do Brasil - INB (representando o Diretor do Combustível Nuclear da INB, Reinaldo Gonzaga);11h45-12h00: Conclusões e encerramento.
(FONTE:COPPE/UFRJ)- (FOTO SUZANA – AGÊNCIA BRASIL)- AQUILINO SENRA ARQUIVO BLOG ) –
COLABORE COM O BLOG – SETE NOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 99601-5849 – CONTATO: malheiros.tania@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário