O comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, discutiu sobre a possibilidade de trabalhar em conjunto no setor de submarinos movidos a propulsão nuclear, em sua recente e primeira visita à Índia. “Temos depósitos de urânio suficientes, tecnologia de enriquecimento e estamos em um estágio muito avançado do desenvolvimento de pequenos reatores nucleares. Então, estamos interessados em trabalhar com a Índia na área”, disse o almirante Olsen ao Times Now, canal de notícias na Índia de propriedade e operado pelo The Times Group. Desde 2008, o Brasil mantém um acordo com a França na área da propulsão nuclear.
Tanto que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e da França, Emmanuel Macron participaram da cerimônia de lançamento do terceiro submarino convencional brasileiro, o Tonelero (S-42), em Itaguaí (RJ), no dia 27/3, fruto de parceria entre os dois países, iniciada em 2008. O fato divulgado pelo BLOG, que vinha sendo guardado a sete chaves é que militares da Marinha brasileira estão embarcados em submarinos nucleares franceses para receber treinamento. Formar a tripulação para comandar o submarino de propulsão nuclear nacional é mais um desafio, além de concluir toda a montagem do submarino, com previsão de lançamento em 2033.
O Programa de Submarinos (PROSUB) faz parte do programa estratégico do Estado Brasileiro, concebido em 2008 por meio de parceria estabelecida entre Brasil e a França. O projeto baseado na engenhara simultânea contempla a construção desde a infraestrutura industrial e de apoio à operação e manutenção de submarinos, a construção de quatro submarinos convencionais e o projeto e a construção do primeiro submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear brasileiro.
BRASIL E INDIA -
O almirante Olsen se encontrou com militares do alto escalão da Marinha Indiana e visitou o estaleiro Mazagon, em Mumbai. Ele expressou seu interesse em trabalhar com a Índia, um país membro do BRICS, em várias áreas, incluindo coleta e compartilhamento de inteligência marítima, segurança cibernética, antipirataria, busca e salvamento, crimes transnacionais, pesca ilegal e HADR (Humanitarian Assistance and Disaster Relief), com toda a gama de cooperação naval, informou o Times Now. A visita do Almirante Olsen é a terceira de altos oficiais militares nos últimos meses e há claramente um desejo de aumentar a cooperação “Sul-Sul”. “O mar nos conectará”, ressaltou o almirante Olsen, segundo o Times Now.
FONTE: Times Now - (FOTOS: Times Now - BLOG - Lula e Macron, foto arquivo da EBC) –
COLABORE COM O BLOG – SEIS ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 996015849 - CONTATO: malheiros.tania@gmail.com -
Nenhum comentário:
Postar um comentário