A usina Angra 1, em Angra dos Reis (RJ), passará por um teste programado no setor secundário da unidade atômica, sem contato com a área nuclear, neste domingo (25/8). O teste visa a verificar “a funcionalidade das válvulas de parada e controle do Turbogerador, - equipamento que faz parte do sistema que converte o calor em eletricidade”. A informação foi divulgada na noite desta sexta-feira (23/8) pela Eletronuclear, gestora das usinas nucleares.
Segundo a companhia, o procedimento essencial é realizado a cada três meses, e está em conformidade com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “Para isso, a carga da usina (644 MW) será reduzida gradualmente para 450 MWe, começando à meia-noite de sábado para domingo. O teste ocorrerá entre 1h e 6h, com a elevação da potência iniciando logo após, e o retorno à capacidade máxima de geração está previsto para o meio da tarde”, informou a companhia.
Angra 1 foi comprada da norte-americana Westinghouse em 1970, mas depois de muitos problemas foi inaugurada em 1985, parando no ano seguinte para uma série de consertos, como reparos no circuito secundário onde houve vazamento de radiação sem atingir o meio ambiente. A usina deveria ter sido desligada, segundo técnicos, cerca de duas décadas depois, mas está sendo preparada para ter mais 20 anos de vida útil. A autorização de funcionamento de Angra 1 termina no dia 24 dezembro deste ano, mas até lá, segundo fontes, a licença para a extensão da vida útil - não necessariamente por 20 anos -, será concedida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
(FOTO: ANGRA 1 - Eletronuclear) –
COLABORE COM O BLOG – SEIS ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE
– CONTRIBUA VIA PIX: 21 99601-5849. -
Nenhum comentário:
Postar um comentário