segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Usinas nucleares Angra 1 e Angra 2 estiveram na mira de ataque de hacker, impedido pelo governo

 


Os computadores das usinas Angra 1 e Angra 2, na Central Nuclear de Angra dos Reis (RJ), estiveram na mira de  ataque de hacker, que foi descoberto e levado muito a sério pelo governo, que impediu a ação criminosa, segundo fontes confirmaram ao BLOG. Dois militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República visitaram as instalações atômicas na terça e quarta-feira passada (24 e 25/10) para, entre outras coisas, “aperfeiçoar processos de classificação da informação” na empresa. Na pauta, ‘quebra de sigilo” também. 

Os militares conheceram o setor de arquivo da Eletronuclear e a sala de controle de Angra 2. No roteiro da visita, o setor de arquivo da Eletronuclear e a sala de controle de Angra 2. No segundo dia, “o Centro de Documentação Técnica (CEDOT) foi o foco”.


Estiveram nas instalações o tenente coronel José Carlos Comel Júnior, coordenador geral do Núcleo de Segurança e Credenciamento do Departamento de Segurança da Informação do GSI/PR, e o major Leonardo Nicola Veloso, ambos do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. “Estabelecer laços mais firmes de cooperação institucional entre o órgão e a Eletronuclear, além de aperfeiçoar processos de classificação da informação na empresa”, segundo a Eletronuclear publicou em seu site, sem mencionar as ameaças cibernéticas confirmadas ao BLOG.

 "Viemos para uma visita de cooperação institucional e constatamos uma notável cultura de segurança da informação aqui", comentou o Tenente Coronel Comel, após a visita às instalações das usinas Angra 1 e Angra 2, segundo informou a Eletronucear.2.  Na ocasião, de acordo com a companhia, “aspectos da classificação da informação na Eletronuclear foram abordados pelo encarregado de Proteção de Dados da empresa, Rodrigo de Oliveira Albernaz. Em resposta, os representantes do GSI compartilharam informações sobre “o processo de credenciamento para o tratamento de informações classificadas e as consequências legais relacionadas à quebra de sigilo”.

As duas usinas nucleares estão desligadas para a troca de combustível, entre outras tarefas. Angra2 foi desligada no dia 24/9.; e Angra 1, sábado, dia 28/10.

FOTO: ELETRONUCLEAR –

COLABORE COM O BLOG – CINCO ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 99601-5849 – CONTATO: malheiros.tania@gmail.com    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...