segunda-feira, 26 de junho de 2023

Cerca de 35 toneladas de urânio enriquecido transportadas pelas estradas, do Porto do Rio a Resende. De onde vieram?

 


Cerca de 35 toneladas de urânio enriquecido (UF6) distribuídos em oito contêineres foram transportados do Porto do Rio de janeiro até a Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), no município de Rezende (RJ), na sexta-feira passada (23), da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), responsável pela carga. O insumo será utilizado na produção da 20ª Recarga de Angra 2. A INB não informou a procedência do urânio, que deve ter vindo da Europa, onde passa pelo enriquecimento até retornar ao Brasil. Nem quanto pagou pelo enriquecimento. 

Segundo a INB, a operação de transporte  contou com o apoio e a participação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis do Estado do Rio de Janeiro (Cesportos-RJ), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do RJ e Guarda Portuária-RJ. 

FOTO: INB - COLABORE COM O BLOG - CINCO ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE - PIX: 21 99601-5849.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...