Seis comunidades indígenas Yanomami em Roraima estão sendo beneficiadas com a instalação de placas solares: Walo Pali, Palimiu, Serra da Estrutura, Auaris, Surucucu e Xexena. O sistema de geração de energia solar é o equipamento ideal para atender localidades isoladas. O equipamento inclui baterias, que garantem o fornecimento de energia elétrica diretamente à unidade consumidora, sem necessidade de conexão à rede elétrica. A iniciativa é do Ministério de Minas e Energia (MME), que deu início neste final de semana, à etapa final de instalação de placas solares.
No sábado (04/02), os equipamentos foram instalados nos polos indígenas de Walo Pali e Palimiu. As placas para os polos de Serra da Estrutura, Auaris, Surucucu e Xexena serão instaladas nesta semana, após a conclusão do transporte.
“Trata-se de um reforço de extrema relevância para melhorar as condições de fornecimento de energia elétrica ao povo Yanomami, que vive situação de calamidade e que precisa de uma solução emergencial”, declarou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. As ações, segundo o ministro, seguem diretriz estabelecida pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, após tomar conhecimento da tragédia humanitária que se abate sobre o povo indígena Yanomami.
A solicitação de apoio foi feita pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). As instalações estão sendo operacionalizadas dentro do Programa Mais Luz para a Amazônia por meio da Eletrobras e da distribuidora Roraima Energia.
FOTOS - MME -
COLABORE COM O BLOG - PIX: 21 996015849
Seu blog presta um grande serviço. Como é bom saber que o atual governo está trabalhando a favor da comunidade Yanomami.
ResponderExcluirTecnologias a favor da vida são sempre bem-vindas, ainda mais para uma população em situação dramática.
ResponderExcluir