sexta-feira, 13 de março de 2020

Usina nuclear Angra 1 volta a operar, depois de quase um mês desligada


Depois de quase um mês desligada por causa de um curto circuito na conexão da excitratriz (máquina elétrica que emite corrente) com o gerador elétrico, a usina nuclear Angra 1, no município de Angra dos Reis, (RJ), foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), nessa quinta-feira (12), às 20h12. A informação é da Eletronuclear, gestora das usinas, que precisou repor as peças danificadas no episódio. 

A usina está em processo de elevação de potência, devendo alcançar 100% no domingo (15). A empresa não informou o valor do prejuízo. As peças danificadas foram compradas da alemã Siemens, localizada nos Estados Unidos. 

PARALISAÇÕES - 

Angra 1 havia sido desconectada do sistema elétrico no dia 11 de janeiro para o reabastecimento de combustível (urânio enriquecido); e voltou a operar na sexta (14/2). A volta à operação ocorreu com três dias de antecedência em relação ao que foi acordado com o Operador Nacional do Sistema Elétrico.  A usina estava em processo de elevação de potência e devia atingir 100% na segunda-feira (17/2). Mas precisou ser novamente desligada sábado, por conta do curto circuito. 

Desde o ano passado estão em andamento os estudos e trabalhados para que a vida útil de Angra 1 seja prolongada por mais 20 anos. O Brasil comprou a usina em 1970 da empresa norte-americana Westinghouse, que agora participa do projeto para o prolongamento da vida útil da central atômica.
Foto: Central Nuclear em Angra dos Reis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...