segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Ministro acha que relevância de Angra 3 deve "ecoar" junto à área econômica


O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, quer que autoridades da área econômica, visitem o complexo nuclear de Angra dos Reis, a fim de conhecer de perto a relevância do empreendimento, com vistas à retomada das obras de Angra 3. Bento Albuquerque, o ministro chefe da Secretária-geral da Presidência da República, Jorge Antônio Oliveira, além de dirigentes dos principais órgãos do setor elétrico, como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), visitaram nesta segunda-feira (07/10), a central nuclear.

 “A visita foi muito esclarecedora. Meu objetivo agora é organizar um novo encontro, desta vez com as autoridades da área econômica, para que eles possam ecoar a importância desse relevante empreendimento”, declarou Bento Albuquerque. 

A visita começou com uma breve apresentação do presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, no Observatório Nuclear. Guimarães destacou os principais projetos da empresa: Angra 3, o Programa de Extensão de Vida Útil de Angra 1 e a construção da Unidade de Armazenamento a Seco de Combustível Irradiado (UAS).  “É uma visita inédita com a presença de dois ministros de Estado e a cúpula do setor elétrico. É a demonstração clara da importância que hoje é dada à geração elétrica nuclear”, enfatizou. 

O grupo visitou o canteiro de obras de Angra 3 e um dos galpões com equipamentos armazenados da usina, cujas obras foram paralisadas em 2015, por conta de denúncias de corrupção na Operação Lava-Jato. Apesar de o foco ser a construção da terceira unidade, eles aproveitaram para ver de perto o funcionamento da sala de controle e o turbo-gerador de Angra 2. 

O ministro Bento Albuquerque destacou a relevância de se concluir Angra 3. Guimarães falou sobre os esforços realizados pelos colaboradores da empresa para impulsionar as atividades da Eletronuclear. “Se estamos perto de uma retomada é graças ao empenho e dedicação de todos os empregados”, disse.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...