Um funcionário da Unidade de Concentração de urânio (URA), em Caetité, na Bahia, da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), pisou numa tampa de ferro que estava aberta, e caiu dentro de uma das oito células do setor de extração de urânio (área 160) às 10h30 de quarta-feira (1/10), de onde foi retirado por outros empregados, com diversos ferimentos. A Brigada de Emergência da empresa não foi acionada.
O trabalho estava sendo executado sem a licença de segurança, que inclui parecer técnico de avaliação de riscos, entre outras exigências. Até o momento a empresa não emitiu comunicado sobre o caso em sua página na internet. O documento Situação Anormal de Operação (SAO) foi emitido internamente.
A vítima caiu dentro da célula de extração de uranio com solvente e ficou mergulhada até o quadril. Foi retirada e levada para o Hospital Nova Aliança, em Guanambi, a cerca de 80 quilômetros da URA. No ano passado, no mesmo local, três trabalhadores passaram por problemas parecidos e apresentaram reações alérgicas.
O acidente ocorreu quando funcionário tentava realizar a limpeza do local de forma braçal, o que deveria ser feito por uma bomba de sucção. A vitima teve alta ontem (2/1) e terá que fazer exames de urina diários capazes de monitorar se está ou não o algum tipo de contaminação.
(FOTO: INB ) –
COLABORE COM O BLOG – SETE ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX:
21 99601-5849 – contato – malheiros.tania@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário