sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Trabalhador cai em célula no setor de extração de urânio da INB na Bahia

 


Um funcionário da Unidade de Concentração de urânio (URA), em Caetité, na Bahia, da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), pisou numa tampa de ferro que estava aberta, e caiu dentro de uma das oito células do setor de extração de urânio (área 160) às 10h30 de quarta-feira (1/10), de onde foi retirado por outros empregados, com diversos ferimentos. A Brigada de Emergência da empresa não foi acionada. 

O trabalho estava sendo executado sem a licença de segurança, que inclui parecer técnico de avaliação de riscos, entre outras exigências. Até o momento a empresa não emitiu comunicado sobre o caso em sua página na internet. O documento Situação Anormal de Operação (SAO) foi emitido internamente. 

A vítima caiu dentro da célula de extração de uranio com solvente e ficou mergulhada até o quadril. Foi retirada e levada para o Hospital Nova Aliança, em Guanambi, a cerca de 80 quilômetros da URA. No ano passado, no mesmo local, três trabalhadores passaram por problemas parecidos e apresentaram reações alérgicas.

O acidente ocorreu quando funcionário tentava realizar a limpeza do local de forma braçal, o que deveria ser feito por uma bomba de sucção. A vitima teve alta ontem (2/1) e terá que fazer exames de urina diários capazes de monitorar se está ou não o algum tipo de contaminação. 

(FOTO: INB ) – 

COLABORE COM O BLOG – SETE ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 99601-5849 – contato – malheiros.tania@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...