A Reuters, maior agência de notícias do mundo, desmentiu ontem (18/7) a versão de que havia ligação entre o desaparecimento de duas ampolas com urânio enriquecido e navios do Irã, fundeados no porto do Rio. A notícia sobre o sumiço de duas ampolas, cada uma com oito gramas de urânio enriquecido, foi publicada com exclusividade pelo nosso BLOG no dia 16 de agosto de 2023. Este ano, tentando relacionar o sumiço das ampolas à estada de navios do Irã, diversas mentiras (Fake News) foram divulgadas pela extrema direita para prejudicar o governo do presidente Lula, durante os ataques de Israel e os Estados Unidos contra aquele país.
O sumiço das duas ampolas ocorreu na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende (RJ). Em seguida, o Blog acompanhou o caso, produzindo outras matérias nos dias 17,18,23 e 29 daquele mês e ano, até o arquivamento do inquérito pelo Ministério Público em junho último, de 2025.
As fakes News motivaram o Blog do jornalista Antônio Mello a produzir, no mês passado, um podcast para a Fórum, desmentindo as mentiras, a partir das nossas reportagens, publicadas em 2023. O canal de noticias ICL também publicou a matéria do Blog. Outras mentiras têm sido divulgadas. Todas elas podem ter levado a Agência Reuters, a publicar ontem (18/07) uma checagem dos fatos, reiterando que não há “evidência entre as ampolas e o navio”.
No mês passado, o Ministério Público Federal arquivou o inquérito e concluiu que se tratou de “erro operacional interno, sem qualquer consequência externa”, divulgou a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (ASCOM).
“Estas ampolas são pequenos tubos contendo amostras dos cilindros com o material de hexafluoreto de urânio (UF6) utilizado na fabricação dos combustíveis das Usinas Nucleares de Angra 1 e Angra 2. São amostras testemunho para a comprovação do material contido nos respectivos cilindros”, que pertenciam “ao lote testemunho da 15ª recarga da usina nuclear Angra 2, com 8 gramas de urânio enriquecido a 4,25% em cada unidade”, confirmou a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), na época.
LEIA NO BLOG. MATÉRIAS EXCLUSIVAS:
16/08/2023 – Ampolas com urânio enriquecido somem da INB em Resende (RJ). Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e PF foram comunicados;
17/08/2023 – Ampolas com urânio enriquecido continuam desaparecidas. CNEN quer explicações da INB, mas não pode multar a empresa;
18/08/2023 – Ampolas com urânio enriquecido: INB não informou a CNEN, que descobriu o sumiço e reforça cobranças;
23/08/2023 – Sumiço das ampolas com urânio enriquecido: Policia Federal arrola 20 funcionários da INB;
29/08/2023 – Ampolas sumidas com urânio enriquecido para Angra 2: há risco químico e podem provocar danos físicos;
(FOTO: CNEN/BLOG/INB RESENDE) –
COLABORE COM O BLOG – SETE ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 99601-5849 – CONTATO: malheiros.tania@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário