domingo, 6 de abril de 2025

Chuvas em Angra: maior aldeia indígena do estado pede socorro. Aguarda promessas da Eletronuclear

 


Cerca de 600 moradores da Aldeia Sapukai, em Brauí, no município de Angra dos Reis, a maior do Estado do Rio, estão ilhados e pedem socorro. Faltam alimentos, remédios, material de higiene, cobertores, por exemplo. Entre os habitantes, há dezenas de mulheres e crianças.  Por causa das fortes chuvas desde sexta-feira (3/4), sem transporte, eles não estão conseguindo se deslocar para chegar à cidade. 


Com deslizamentos de terra, o campo de futebol virou um grande lamaçal, complicando a passagem. A falta de eletricidade estragou remédios para idosos guardados em geladeira. As crianças precisam de roupas urgente, pois as que usavam foram danificadas. O nome "Sapukai", no idioma Guarani M'byá, "significa socorro e está relacionado à preocupação dos povos originários com a ocupação de lugares que eles consideram sagrados". 

O BLOG conversou com lideranças que relataram grandes dificuldades desde sexta-feira, início das chuvas. Mas lembraram que no período de tempestades, a situação se repete, sem solução.


Em novembro do ano passado, por exemplo, foram quatro dias de isolamento e pedidos de socorro, comentou o Cacique da Aldeia, Miro Silva, sociólogo e professor. Segundo ele, a Aldeia aguarda o cumprimento de promessas da área nuclear, como material de construção e um veículo, que fazem parte de um projeto antigo, de compensação pela instalação das usinas nucleares. O Blog solicitou informações à companhia. 

LOCALIZAÇÃO - 

A aldeia Sapukai está localizada a cerca de seis quilômetros da BR-101 (Rodovia Rio-Santos), no bairro Bracuí, em uma área montanhosa, cercada por Mata Atlântica e que ocupa aproximadamente 2.200 hectares. Por causa das chuvas, parte da BR foi interditada. 

LEPTOSPIROSE - 

O Blog também contatou a Prefeitura de Angra que contabiliza mais de 330 moradores de toda a cidade desalojados, e hoje fez alertas. A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis reforça a orientação para que “as pessoas fiquem atentas a sintomas que podem indicar leptospirose, doença causada por uma bactéria presente na urina de animais infectados, principalmente ratos”. 

(FOTOS – MORADORES – PREFEITURA DE ANGRA) – 

COLABORE COM O BLOG – SETE ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 996015849 – CONTATO: malheiros.tania@gmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...