sexta-feira, 22 de setembro de 2023

ANGRA 2 será desligada domingo para a troca de combustível (urânio). Cerca de 2 mil profissionais, sendo 200 estrangeiros, participam da operação

 Cerca de dois mil profissionais estarão envolvidos nas atividades de troca de combustível (urânio enriquecido) de 


Cerca de dois mil profissionais estarão envolvidos nas atividades de troca de combustível (urânio enriquecido) de Angra 2, a partir da meia noite de domingo (24/9), quando a usina será desligada. A parada é programada e durante 30 dias a unidade estará fora do Sistema Interligado Nacional (SIN), sem gerar energia, informou a Eletronuclear. As principais ações previstas são a revisão do gerador elétrico principal, a inspeção do vaso de pressão do reator e a troca de combustível. Entre os especialistas envolvidos, estarão cerca de 1300 pessoas contratadas exclusivamente para as tarefas, 500 empregados da Eletronuclear e 200 estrangeiros. 

Mais de cinco mil outras atividades também serão realizadas no período. “Essa é uma oportunidade para realizar a manutenção e inspeção de equipamentos que não podem ser isolados durante a operação da usina, e também a substituição de 52 - de um total de 193 - elementos combustíveis no núcleo do reator”, informou o superintendente da usina, Fabiano Portugal. 


A Eletronuclear não informou o valor do investimento em recursos humanos  inclusive com os 200 contratados no exterior; nem do preço do combustível pago à Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que passa também pela Urenco (consórcio de empresas da Alemanha, Holanda e Inglaterra). Há cerca de cinco anos, o valor era de aproximadamente R$ 280 milhões.

 USINA ALEMÃ - 

Angra 2 é a primeira usina de um pacote de oito centrais atômicas, que faz parte do Acordo Nuclear Brasil-Alemanha, assinado pelo general Geisel, em 1975. Angra 2 começou a ser construída em 1981, mas teve o ritmo das obras desacelerado a partir de 1983, devido a diversos problemas, parando de vez em 1986. A unidade foi retomada no final de 1994 e concluída em 2000, entrando em operação comercial em 2001.  

ANGRA 1 - 

A parada de Angra 1 está programada para começar no dia 28 de outubro com duração prevista de 50 dias. Cerca de um terço do combustível nuclear será recarregado, além da promoção de 4.800 atividades, entre inspeções e manutenções periódicas, e instalações de modificações de projeto. 

Além do reabastecimento, serão realizadas as tarefas de substituição de barras de controle do reator, manutenção dos transformadores principais e auxiliares, revisão das turbinas de vapor, e inspeção volumétrica na tampa do vaso de pressão do reator. Angra 1 é a primeira usina nuclear instalada em Angra. É norte-americana, fruto de contrato com a Westinghouse, em 1970. 

FOTO: ANGRA 2 – 

 COLABORE COM O BLOG- CINCO ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – COLABORE FAZENDO UM PIX: 21 99601-5849. CONTATO: malheiros.tania@gmail.com

 Angra 2, a partir da meia noite de domingo (24/9), quando a usina será desligada. A parada é programada e durante 30 dias a unidade estará fora do Sistema Interligado Nacional (SIN), sem gerar energia, informou a Eletronuclear. As principais ações previstas são a revisão do gerador elétrico principal, a inspeção do vaso de pressão do reator e a troca de combustível. Entre os especialistas envolvidos, estarão cerca de 1300 pessoas contratadas exclusivamente para as tarefas, 500 empregados da Eletronuclear e 200 estrangeiros. Mais de cinco mil outras atividades também serão realizadas no período. “Essa é uma oportunidade para realizar a manutenção e inspeção de equipamentos que não podem ser isolados durante a operação da usina, e também a substituição de 52 - de um total de 193 - elementos combustíveis no núcleo do reator”, informou o superintendente da usina, Fabiano Portugal. A Eletronuclear não informou o valor do investimento em recursos humanos  inclusive os 200 contratados no exterior; nem o valor do combustível pago à Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que passa também pela Urenco (consórcio de empresas da Alemanha, Holanda e Inglaterra). Há cerca de cinco anos, o valor era de aproximadamente R$ 280 milhões. USINA ALEMÃ - Angra 2 é a primeira usina de um pacote de oito centrais atômicas, que faz parte do Acordo Nuclear Brasil-Alemanha, assinado pelo general Geisel, em 1975. Angra 2 começou a ser construída em 1981, mas teve o ritmo das obras desacelerado a partir de 1983, devido a diversos problemas, parando de vez em 1986. A unidade foi retomada no final de 1994 e concluída em 2000, entrando em operação comercial em 2001.  ANGRA 1 -  A parada de Angra 1 está programada para começar no dia 28 de outubro com duração prevista de 50 dias. Cerca de um terço do combustível nuclear será recarregado, além da promoção de 4.800 atividades, entre inspeções e manutenções periódicas, e instalações de modificações de projeto. Além do reabastecimento, serão realizadas as tarefas de substituição de barras de controle do reator, manutenção dos transformadores principais e auxiliares, revisão das turbinas de vapor, e inspeção volumétrica na tampa do vaso de pressão do reator. Angra 1 é a primeira usina nuclear instalada em Angra. É norte-americana, fruto de contrato com a Westinghouse, em 1970.  FOTO: ANGRA 2 – COLABORE COM O BLOG- CINCO ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – COLABORE FAZENDO UM PIX: 21 99601-5849. CONTATO: malheiros.tania@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...