terça-feira, 8 de novembro de 2022

Seminário Internacional de Energia Nuclear debate quarta central atômica

 


O XIII Seminário Internacional de Energia Nuclear (SIEN), edição 2022, começou nesta terça-feira (8/11), no auditório da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e termina na quinta-feira (10/11) reunindo presidentes de estatais do setor, empresários e pesquisadores. A construção da quarta usina nuclear, desejo antigo dos empresários da área, está na programação dos debates. 

“O anúncio da construção da quarta usina nuclear no sudeste do País, feito no início de 2022 pelo Ministério de Minas e Energia, criou muita expectativa no mercado nuclear brasileiro. Contudo, antes de virar realidade, muitas decisões precisam ser tomadas, como a definição do sítio que irá abrigá-la, o modelo de negócios e financiamento, a tecnologia etc. E mais importante ainda: o MME tem deixado claro em conversas com representantes do setor que a próxima usina só sairá do papel com parceria privada”. 

A informação consta no material de divulgação do evento. Assunto de grande interesse de todo o setor, especialmente das empresas que atuam no segmento nuclear, o XIII SIEN vai dedicar nesta quarta-feira uma mesa para debater esses pontos específicos. Moderado pelo presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), Carlos Mariz, o painel conta com a presença confirmada do Secretário Substituto de Parcerias em Energia, Gás, Petróleo e Mineração – SPPI, Odenir Reis; do Chefe do Departamento de Desenvolvimento de Novos Empreendimentos nucleares da TRONUCLEAR, Marcelo Gomes; e do Diretor Geral do Centro de Pesquisas Elétricas – CEPEL, Amilcar Guerreiro. Saiba mais em www.sienbrasil.com.br.

FOTO: Central Nuclear de Angra do Reis - Acervo SIEN - 

Colabore com o BLOG. Pix: 21 996015849

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...