segunda-feira, 14 de março de 2022

INB e Eletronuclear: contrato "ganha-ganha" fecha venda de 10 recargas para usinas nucleares

 


A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Eletronuclear acabam de assinar um contrato para o fornecimento de elementos combustíveis para cinco recargas de Angra 1 (28ª a 32ª) e Angra 2 (19ª à 23ª), totalizando o compromisso de entrega de dez recargas para as usinas nucleares. O último contrato de fornecimento de combustível nuclear tinha sido realizado em 2011.  O valor do contrato não foi informado. “Foi um contrato ganha-ganha, onde conseguimos ajustar as condições de fornecimento e acertamos os passos das duas empresas”, disse João Carlos Tupinambá, superintendente de Planejamento Estratégico e de Comercialização da INB, João Carlos Tupinambá.  

Além de equilibrar os preços e condições comerciais, bem como ajustar detalhes técnicos, o novo contrato se adequa à necessidade de ambas as empresas, informou a empresa. O presidente da INB, Carlos Freire Moreira, falou que o contrato é importante para o futuro da estatal. “É mais um passo para atingirmos a nossa principal meta estratégica que é a autossuficiência". 

ELEMENTO COMBUSTIVEL - As pastilhas de urânio são empilhadas em varetas (FOTO) de uma liga super resistente, o zircaloy. Um conjunto destas varetas, mantidas por grades espaçadoras, forma o elemento combustível.  Um elemento combustível permanece no reator durante três ciclos, ou seja, aproximadamente três anos. Após este período eles são armazenados dentro das usinas, nas piscinas de combustíveis usados. 

A usina Angra 1 (tecnologia norte-americana Westinghouse) utiliza 121 elementos combustíveis com quatro metros de comprimento, cada um contendo 235 varetas rigidamente posicionadas em uma estrutura metálica, formada por 10 grades espaçadoras, uma grade protetiva, 20 tubos guias e mais um tubo de instrumentação; e dois bocais, um inferior e um superior. Na usina Angra 2 (tecnologia Siemens, alemã) são utilizados 193 elementos combustíveis com cinco metros de comprimento, cada um com 236 varetas posicionadas em uma estrutura metálica, formada por nove grades espaçadoras, uma grade protetiva, 20 tubos guias e dois bocais, um inferior e um superior. 

FOTO: ELEMENTO COMBUSTÍVEL/INB - 

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