quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Sociedade Brasileira de Física alerta sobre consulta pública visando aprovação de projeto para construção da bomba atômica

 


A Sociedade Brasileira de Física (SBF), com sede na Cidade Universitária, em São Paulo, está alertando os físicos brasileiros sobre consulta pública que tramita no Senado visando a aprovação de um projeto para construção da bomba atômica brasileira. A proposição foi encaminhada pelo médico pernambucano Vito Angelo Duarte Pascaretto, que mora no Paraná, e encontra-se em consulta pública sob a relatoria do senador Paulo Paim.  

Em novembro, a proposição já contabilizava mais de 27 mil apoios, embora o total de 20 mil assinaturas fosse o suficiente para o seu prosseguimento. A Comissão de Área de Física Nuclear da SBF sugere que os físicos brasileiros se informem sobre o tema e que votem. 

“As Forças Armadas Brasileiras necessitam de bomba nuclear para dissuadir interferência estrangeira em nosso território nacional. A Amazônia brasileira é nossa”, argumenta o médico. Qualquer cidadão pode apresentar uma ideia legislativa no portal e-Cidadania. Basta se cadastrar, acessar a página das ideias e enviar a proposta. Foi o que o médico fez no dia 13 de outubro. 

“Esse é um tema bastante sensível”, alerta a Comissão de Área de Física Nuclear, da SBF. Segundo a entidade, é preciso considerar que o possível financiamento de “tal projeto” poderia causar ainda mais cortes nas verbas destinadas à ciência brasileira. Na área nuclear, observa a SBF, traria problemas de para a entrada em operação da usina Angra 3 e a construção do reator multipropósito destinado à produção de radiofármacos para a medicina. 

O Brasil, lembrou a SBF, é signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP-N), “que tem contribuído para a manutenção da paz mundial, não obstante divergências sobre a garantia do uso das armas nucleares asseguradas a apenas alguns países”.

O site da consulta pública é: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=145430

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=14543https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=145430

BOMBA ATÔMICA - Comentários.  

- O Brasil já sabe fazer a bomba atômica há muito tempo, mas acho que não deve fazer. Soberania a gente não compra A gente conquista. (Rex Nazaré, físico nuclear, ex-presidente da CNEN - 2018).  

- O Brasil não deve se envolver com a construção da bomba atômica. No campo diplomático, deveria militar pela eliminação das bombas atômicas no mundo. O Brasil deve construir o submarino de propulsão nuclear para a defesa de nossas plataformas de petróleo muito afastadas da costa. (Luiz Pinguelli Rosa, físico nuclear, Coppe/UFRJ- 2018). 

- O Brasil pode fazer uma bomba atômica em uns quatro meses – (contra-almirante Othon Luis Pinheiro, ex-diretor Copesp/SP, ex-presidente da Eletronuclear - Folha de S. Paulo, 2017). (FOTO- Portal Justiça)

Um comentário:

  1. Matéria muito importante, esclarecedora. Bomba atômica, cruzes... Ainda bem que há seres pensantes, físicos altamente respeitados, como o prof. Luiz Pinguelli Rosa que são contra.

    ResponderExcluir

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...