quinta-feira, 16 de abril de 2020

Governo inclui a Nuclep no programa de desestatização


O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quarta-feira (15/4) o decreto nº 10.322, incluindo a Nuclebras Equipamentos Pesados (Nuclep), em Itaguaí (RJ), no Programa Nacional de Desestatização. A Nuclep foi criada a partir do acordo nuclear Brasil-Alemanha, em 1975, para atender ao programa nuclear brasileiro. Subordinada ao Ministério de Minas e Energia, fabrica equipamentos para Angra 3, em construção, entre outros considerados relevantes para a indústria. 

Há sete anos, por exemplo, fabrica equipamentos de alta tecnologia para o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). No final de 2019 foi contratada pela Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul) para fabricar o Bloco 40, protótipo do Reator Nuclear que está sendo desenvolvido pela Marinha para o Submarino de Propulsão Nuclear (SN-BR). 

A empresa ocupa uma área de um milhão de metros quadrados e um precioso conjunto de máquinas. Dispõe de heliponto próprio com local de pouso e decolagem, e terminal marítimo privativo.  Nos bastidores, há a aposta de que a empresa permanecerá como está, por falta de investidores, diante da crise financeira mundial.  

2 comentários:

  1. Graças ao seu blog, eu fico informada sobre esses assuntos.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por participar. A sua opinião é muito importante. Abs

    ResponderExcluir

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...