quinta-feira, 8 de março de 2018

Saiba mais sobre o pesquisador da energia solar

Professor Juan José Verdesio

Por que o interesse pela Energia Solar.
Sou professor aposentado da Universidade de Brasília, onde até 2014, lecionei a disciplina Energias Renováveis, na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária. Minha linha de pesquisa foi a de Energia solar térmica de baixa temperatura para aplicações agroindustriais.
Levei adiante um projeto para pasteurização do leite em condições reais em estabelecimento leiteiro do Distrito Federal. O experimento durou cerca de dois anos e mostrou que se podia reduzir o consumo de gás GLP para o aquecimento do leite em 60 % com aquecimento de água para a pasteurizada por via solar.
Seu interesse levou em conta o aspecto econômico?
Sim. O meu interesse pela energia renovável leva em conta, sobretudo, o seu aspecto econômico. É resultado do Doutorado em Economia aplicada à energia, que fiz na Université Pierre Mendes France de Grenoble feito no IEPE (Institute d’Économie et Politique de l’Energie), no período de 1982 a 1987. O tema da Tese foi sobre a Inovação tecnológica na Hidroeletricidade.
Prestou consultoria na área?
No período de 1986 a 1989, antes de entrar para a Universidade de Brasília, chefiei equipes de Estudos de Impactos Ambientais de empreendimentos hidroenergéticos e de Irrigação, em diversas empresas de Engenharia. No período de 1982 a 1986, trabalhei como consultor internacional da EMBRAPA Cerrados, na área de Sensoriamento remoto e geoprocessamento para detectar novas áreas agriculturáveis nos Cerrados.
O seu interesse por essas pesquisas vem de longe....
É verdade. De 1975 a 1982 fui pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, onde desenvolvemos os primeiros métodos de mapeamento por imagens de satélites de vegetação e poluição hídrica nas águas da Baia de Guanabara. Foi o meu mestrado. Descobrimos, na época, que a pluma de poluição principalmente orgânica (esgoto residencial) pelo efeito das marés e dos ventos, pode chegar a 200 km do litoral. Velho problema nunca solucionado, não é?
Em 1974 trabalhei para uma firma de planejamento onde desenvolvemos o Primeiro Plano diretor de São Luiz, no Maranhão. Foi a primeira vez que se utilizaram critérios de proteção ambiental e patrimonial na legislação e zoneamento urbano.
Me formei em Engenheiro Florestal, no Uruguai, onde trabalhei cerca de seis anos, no mapeamento geológico e de solos detalhado.

Como se define? 
Uma pessoa muito curiosa que nunca deixou de se fazer perguntas a respeito dos homens e de sua relação com a natureza.




3 comentários:

  1. Adoramos a reportagem com o professor sobre a energia solar, que muito nos esclareceu e aguçou o nosso interesse sobre o tema tão fascinante.

    Marcelo Gomes

    ResponderExcluir
  2. Adoramos a reportagem com o professor sobre a energia solar, que muito nos esclareceu e aguçou o nosso interesse sobre o tema tão fascinante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Gomes, grande artista plástico brasileiro, o seu depoimento é um forte incentivo ao meu trabalho de jornalista. A reportagem é fruto do conhecimento profundo do entrevistado. Obrigada pelo estímulo! Gratidão sempre!

      Excluir

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...