terça-feira, 26 de setembro de 2023

ANM faz nova vistoria em barragens de minérios nucleares da INB em Caldas (MG)

A Agência Nacional de Mineração (ANM) inicia nesta terça-feira (26/9) mais uma vistoria nas barragens de rejeitos (BAR), D4 e Bacia Nestor Figueiredo da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caldas (MG). O objetivo é verificar se a empresa está cumprindo os requisitos estabelecidos pela ANM em relatório divulgado em julho deste ano. Na pauta: riscos das barragens e situação das comunidades próximas.

 A vistoria será realizada nas barragens cadastradas no Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM) da ANM e classificadas como Nível de Emergência 1 (NE1). A fiscalização in loco será realizada hoje e amanhã (27/9) por dois profissionais da ANM – um engenheiro civil e um geólogo. 

De acordo com Claudinei Cruz, coordenador de Planejamento e Gestão de Barragens de Mineração, será emitido um relatório sobre os resultados da vistoria no prazo de 15 a 20 dias. 

“Somente aí conseguiremos verificar se a empresa está cumprindo efetivamente as exigências para solucionar o quadro emergencial e se a mantemos no nível de emergência 1”, explica Cruz. Se mantida no nível de emergência 1 (NE1), não será necessária a remoção de moradores de áreas próximas às barragens. 

 COLABORE COM O BLOG – CINCO ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA COM O NOSSO TRABALHO FAZENDO UM PIX 21 99601-5849 – CONTATO: malheiros.tania@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...