quinta-feira, 4 de julho de 2024

Veiculo com fontes radioativas é roubado em São Paulo. A população deve manter-se distante do veiculo, recomenda a CNEN. Polícia investiga.

 


Um veículo transportando fontes radioativas foi roubado na cidade de São Paulo, na última segunda-feira (01;7), segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo. As embalagens estão blindadas com chumbo para evitar irradiação no meio ambiente, segundo a CNEN. No entanto, “a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde”, admitiu a Comissão. Por esse motivo, a CNEN alerta a população para que, uma vez encontrando as fontes radioativas, “mantenha distância segura” e contacte imediatamente a Comissão pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia.

 A CNEN não informou o tipo e a placa do veículo, o local onde o furto ocorreu, como o nome da rua e o  bairro; se havia câmeras nas imediações, se o motorista estava sozinho e se correu riscos de vida,  todo o trajeto do carro, para qual instituição trabalhava e detalhes sobre as fontes radioativas. 


A CNEN não informou o número de fontes que o veículo transportava.  No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante. 

(FOTOS: CNEN)

COLABORE COM O BLOG – 

SEIS ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 99601-5849 – 

CONTATO: malheiros.tania@gmail.com  

 

Um comentário:

  1. De novo? Já houve aquele em Rezende. A segurança desses transportes e depósitos é nula! A CNEN deveria ser demitida.

    ResponderExcluir

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...