sexta-feira, 5 de julho de 2024

Motorista é responsabilizado por roubo de veículo com fontes radioativas. Grupo de combate ao tráfico de material nuclear do Mercosul foi comunicado

 


O motorista do Saveiro prata, placa RF I873 que transportava geradores com material radioativo é o responsável pelo roubo do veículo e das fontes com radiação, ocorrido em São Paulo, na segunda-feira (30/6)). A culpa ao motorista foi creditada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), nesta sexta-feira (5/7), pois ele foi imprudente ao levar o carro para outro lugar e não para o pátio do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares). O caso foi comunicado ao Grupo de Trabalho de Combate ao Tráfico Ilícito de material nuclear radioativo do MERCOSUL. 

“Por imprudência do motorista, que decidiu levar o automóvel para local diverso do pátio seguro onde o veículo deveria ficar abrigado durante à noite, o veículo foi furtado”, afirmou a CNEN. A Comissão não comentou sobre a sua parcela de responsabilidade no caso, muito menos por que não divulgou as características do veículo, divulgados pelo BLOG, ao fazer alerta para que a população contatasse a Comissão e a polícia ao avistar o carro, sem dizer qual. 


Segundo a CNEN, a empresa de Transporte MEDICAL ALD, possui supervisor de Proteção Radiológica em Transporte e Plano de Proteção Radiológica para Transporte aprovado pela Comissão, e trabalhava para a R2PHARMA - Radiofarmácia Centralizada LTDA. Ambas teriam informado o caso às 21h57 do dia 30/06/2024, e não no dia seguinte, como a Comissão divulgou. O veículo roubado continha quatro unidades de blindagens de geradores de 99Mo/99mTc exauridos. “O veículo transportava a fonte geradora de radiofármacos rumo as cidades de Curitiba/PR e Blumenau/SC para uso médico. Essa fonte de Germânio/Gálio (68Ge/68Ga) foi fabricada pela empresa Eckert & Ziegler e possui uma atividade corrigida de 29,73mCi, segundo sua última calibração realizada em 11/12/2023”, divulgou a Comissão nesta sexta-feira (5/7) em seu site. 

Ontem (4/7) a CNEN informou que “o material radioativo furtado com o veículo estava acondicionado em embalagens de chumbo blindadas para evitar irradiação no meio ambiente”. No entanto, “a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde”, admitiu a Comissão, que fez um alerta à população para que, uma vez encontrando as fontes radioativas, “mantenha distância segura” e contacte imediatamente a Comissão pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia.

 


Nesta sexta-feira, informa que segundo o Código de Conduta em Segurança de Fontes Radioativas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) essa fonte, por sua baixa atividade, se enquadra na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente”. 

Um boletim de ocorrência foi aberto pelo representante da empresa na MEDICAL ALD junto à 49º D.P. SÃO MATEUS, no dia 01/07/2014 às 12h22, relatando o ocorrido. A CNEN não se manifestou sobre as informações de agressão ao motorista. Na primeira nota a CNEN mencionou que houve roubo (com arma) mesclando a expressão roubo com furto (sem arma).

LEIA NO BLOG: 

Em 4/7/2024) - Veiculo com fontes radioativas é roubado em São Paulo. A população deve manter-se distante do veículo, recomenda a CNEN. Polícia investiga.

Em 04/07/2024 - Motorista de carro roubado com fontes radioativas sofreu violência em SP; materiais destinavam-se a pacientes no PR e SC. (FOTOS: CNEN) COLABORE COM O BLOG – SEIS ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 99601-5849 – CONTATO: malheiros.tania@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...