A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foi acionada no final da tarde deste sábado (6/7), pois peças de chumbo foram encontradas em uma loja de baterias no interior de São Paulo, e podem pertencer aos geradores contendo material radioativo para uso médico furtados com o Saveiro prata placa RF 1873 no dia 30/06. Se o fato for confirmado pode ter ocorrido desmanche dos equipamentos. Na manhã de hoje (6/7), a CNEN realizou uma operação para monitoramento de radiação no local de desmanche de carros roubados no Jardim Iguatemi, Zona Leste de São Paulo, onde o veículo foi encontrado depenado, além de um balde vazio de gerador de 99Mo/99Tec e a tampa que foram apreendidos e levados para o Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN-CNEN). As fotos divulgadas pela CNEN estão sendo analisadas e podem pertencer ao carro ou a uma blindagem.
A área, que esteve isoladas das 20h de sexta-feira (/7) até às 9h40 deste sábado, foi liberada. As investigações do caso permanecem pelo 49º DP, que realiza diligências visando à identificação da autoria e recuperação total da carga. Caso seja encontrado o restante do material ou parte dele, a CNEN deverá ser acionada, para nova operação de monitoramento, informou a Comissão. Uma equipe de Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros participou da remoção de material pesado, nos trabalhos de varredura no local do desmanche.
Segundo a CNEN, a embalagem continha blindagem de gerador de 99Mo/99mTc exaurido (já utilizado), que, no entanto, não foi encontrada. “Também não foram ainda localizadas outras três embalagens com o mesmo material (também já exauridos) e uma quarta contendo uma dose de 27,9 mCi de atividade do gerador de 68Ge/68Ga, que seria utilizada para um único exame de cintilografia, dose muito baixa e um volume muito pequeno”, garantiu a Comissão. A empresa de Transporte MEDICAL ALD, responsável pelo veículo e as fontes radioativas teria sido avisada pela polícia sobre o veículo encontrado. O motorista do Saveiro que transportava geradores com o material radioativo foi responsabilizado pela CNEN, porque teria mudado o trajeto do veículo.
Na quinta-feira (4/7), o BLOG divulgou o fato e informações como o modelo e a placa carro. Hoje, a Comissão informou que o caso foi comunicado ao Grupo de Trabalho de Combate ao Tráfico Ilícito de material nuclear radioativo do MERCOSUL LEIA NO BLOG:
Em 05/07/2024 - Motorista é responsabilizado por roubo de veículo com fontes radioativas. Grupo de combate ao tráfico de material nuclear do Mercosul foi comunicado;
Em 04/07/2024 - Motorista de carro roubado com fontes radioativas sofreu violência em SP; materiais destinavam-se a pacientes no PR e SC.
(FOTOS: FONTES: CNEN)
COLABORE COM O BLOG – SEIS ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 99601-5849 – CONTATO: malheiros.tania@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário