Com
uma grande “fake News” os gestores da Unidade de Concentração de Urânio (URA)
em Caetité, na Bahia, tentaram abafar a gravidade do vazamento de amônia (produto
altamente tóxico e asfixiante que pode levar à morte) em uma válvula de dreno
no tanque de armazenamento da instalação, da Indústrias Nucleares do Brasil
(INB). O vazamento não foi logo verificado, o local não foi isolado e continuou
expelindo amônia, sirenes e o plano de emergência não foram acionados. Os funcionários
souberam do problema dentro de ônibus quando deixaram a instalação.
O vazamento
não foi logo estancado a ponto de ter havido tempo para a produção de vídeos,
como o blog divulgou desde ontem. “Parece aquele programa é tudo mentira”,
comentou um servidor indignado, pois estava no ônibus quando foi avisado por um
outro, igualmente revoltado “com tantas mentiras”.
A gestão da URA enviou
comunicado fake News à direção geral da INB. O mesmo comunicado repleto de fake
News chegou à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), e a outros órgãos do
governo. Os trabalhadores estão
preocupados, pois além de não terem sido informados sobre o vazamento, não sabem
também o tempo que a amônia circulou pela unidade. O vazamento teria ocorrido por
volta das 7h30 de domingo (21/6). "E caso de saúde pública", comentaram ao Blog, que também recebeu as informações fake News ontem.
Cerca
de 40 pessoas trabalham no local em esquema de revezamento. O Blog está tentando
contato com a direção da INB e da CNEN, ambos enganados pela gestão da URA. A
amônia é o insumo utilizado na precipitação do diuranato de amônio (U-30-8) na
fase final do beneficiamento do urânio (yellowcake). Segundo a literatura
disponível, o produto tem efeito tóxico à saúde humana.
“O contato com a Amônia
líquida pode causar severas queimaduras nos olhos e na pele. Sua ação tóxica
sobre as mucosas interrompe a respiração e impede a visão, mesmo a baixas
concentrações. Pode causar queimadura e asfixia”. Dependendo da quantidade de
concentração, pode causar irritação na garganta, mas também pode ser fatal,
mesmo no caso de breve exposição. A
inalação da Amônia gasosa, em grandes concentrações, pode causar morte, segundo
a literatura.
A mina de Caetité é uma mina de urânio a céu aberto localizada no
Brasil, no município de Caetité, na Bahia. É a única mina de urânio da América
Latina. A produção de urânio desta mina destina-se exclusivamente à indústria
civil brasileira. Descoberto em 1977, este depósito de urânio é explorado desde
1999. A Unidade de Concentração de
Urânio (URA), localizada em Caetité (BA), é a única mina de urânio em
atividade no Brasil. Operada pelas Indústrias Nucleares do Brasil
(INB), ela realiza as duas primeiras etapas do ciclo do combustível
nuclear: a extração do minério e o seu beneficiamento. O processo realizado na
unidade converte o minério bruto em um produto final de alta densidade
energética denominado concentrado de urânio ou yellowcake.
(FOTOS: BLOG e INB )
-
COLABORE COM O BLOG – OITO ANOS DE
JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 99601-5849 – CONTATO – malheiros.tania@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário