sábado, 27 de junho de 2026

EXCLUSIVO. Gestores de instalação de urânio usam "fake news" para esconder a gravidade do vazamento de amônia (produto altamente tóxico).

 


Com uma grande “fake News” os gestores da Unidade de Concentração de Urânio (URA) em Caetité, na Bahia, tentaram abafar a gravidade do vazamento de amônia (produto altamente tóxico e asfixiante que pode levar à morte) em uma válvula de dreno no tanque de armazenamento da instalação, da Indústrias Nucleares do Brasil (INB). O vazamento não foi logo verificado, o local não foi isolado e continuou expelindo amônia, sirenes e o plano de emergência não foram acionados. Os funcionários souberam do problema dentro de ônibus quando deixaram a instalação. 

O vazamento não foi logo estancado a ponto de ter havido tempo para a produção de vídeos, como o blog divulgou desde ontem. “Parece aquele programa é tudo mentira”, comentou um servidor indignado, pois estava no ônibus quando foi avisado por um outro, igualmente revoltado “com tantas mentiras”. 

A gestão da URA enviou comunicado fake News à direção geral da INB. O mesmo comunicado repleto de fake News chegou à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), e a outros órgãos do governo.  Os trabalhadores estão preocupados, pois além de não terem sido informados sobre o vazamento, não sabem também o tempo que a amônia circulou pela unidade. O vazamento teria ocorrido por volta das 7h30 de domingo (21/6).  "E caso de saúde pública", comentaram ao Blog, que também recebeu as informações fake News ontem.

Cerca de 40 pessoas trabalham no local em esquema de revezamento. O Blog está tentando contato com a direção da INB e da CNEN, ambos enganados pela gestão da URA. A amônia é o insumo utilizado na precipitação do diuranato de amônio (U-30-8) na fase final do beneficiamento do urânio (yellowcake). Segundo a literatura disponível, o produto tem efeito tóxico à saúde humana.

 “O contato com a Amônia líquida pode causar severas queimaduras nos olhos e na pele. Sua ação tóxica sobre as mucosas interrompe a respiração e impede a visão, mesmo a baixas concentrações. Pode causar queimadura e asfixia”. Dependendo da quantidade de concentração, pode causar irritação na garganta, mas também pode ser fatal, mesmo no caso de breve exposição.  A inalação da Amônia gasosa, em grandes concentrações, pode causar morte, segundo a literatura. 

A mina de Caetité é uma mina de urânio a céu aberto localizada no Brasil, no município de Caetité, na Bahia. É a única mina de urânio da América Latina. A produção de urânio desta mina destina-se exclusivamente à indústria civil brasileira. Descoberto em 1977, este depósito de urânio é explorado desde 1999. A Unidade de Concentração de Urânio (URA), localizada em Caetité (BA), é a única mina de urânio em atividade no Brasil. Operada pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), ela realiza as duas primeiras etapas do ciclo do combustível nuclear: a extração do minério e o seu beneficiamento. O processo realizado na unidade converte o minério bruto em um produto final de alta densidade energética denominado concentrado de urânio ou yellowcake. 

(FOTOS: BLOG e INB ) -  

COLABORE COM O BLOG – OITO ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 99601-5849 – CONTATO – malheiros.tania@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...