segunda-feira, 13 de maio de 2024

Angra 1: fuga de vapor em equipamento provoca o desligamento da usina

 


Uma fuga de vapor em um trocador de calor do circuito de água de alimentação principal de Angra 1 provocou o desligamento da usina nuclear às 15h04 desta segunda-feira (13/5). O vazamento ocorreu em um dos trocadores de calor que reaproveitam o vapor d'água que já passou pela turbina geradora e servem para melhorar o desempenho da geração de energia elétrica. 

Segundo a Eletronuclear, trata-se de um equipamento do sistema secundário sem ligação com o reator da usina. 

Técnicos da companhia “estão trabalhando no reparo do equipamento e inspecionando o outro equipamento que trabalha em conjunto com o danificado”. E mais: “Os trabalhos incluem também a pesquisa da causa raiz do problema”. 

A Eletronuclear garante que Angra 1 pode retornar a operar normalmente, com total segurança, com apenas um destes trocadores de calor. “Este equipamento serve para otimizar a eficiência da produção de energia. Com eles, a companhia consegue um ganho de mais 4% na produção de energia elétrica”, informou a companhia. 

Os equipamentos integram a parte convencional de Angra 1, e o “incidente não representa nenhum risco para a segurança nuclear”. Informou ainda que “não houve qualquer risco ao meio ambiente, aos trabalhadores e à população”. 

FOTO: ANGRA 1 – ELETRONUCLEAR - 

COLABORE COM O BLOG – SEIS ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 996015849 – CONTATO: malheiros.tania@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...