quinta-feira, 22 de julho de 2021

Angra 2 volta a operar, depois de parada para a troca de combustível (urânio enriquecido): 58 empregados apresentaram contaminação por coronavirus

 


Desligada para a troca de combustível (urânio enriquecido) no dia 6 de junho, a usina nuclear Angra 2 voltou a operar nesta quinta-feira (22/7). Segundo a Eletronuclear, a unidade foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) às 5h46. Quatorze empregados que trabalharam na parada apresentaram covid-19, o que representa em torno de 3% do total. Entre os terceirizados, foram registrados 44 casos no período, o que equivale a cerca de 4% do número de contratados. 

Assim como em 2020, o escopo da parada foi reduzido ao mínimo necessário para evitar a disseminação do coronavírus, informou a empresa. Por isso, foram contratados apenas 770 profissionais brasileiros e 70 estrangeiros, volume que está cerca de 30% abaixo do que é tipicamente praticado. No total, foram realizadas 4.193 atividades. Juntando todos os trabalhadores da parada, essa porcentagem ficou em 3,8%, o que representa uma melhoria em relação à última, de Angra 1, realizada no início desse ano, e à de Angra 2, em 2020. 

CRISE HÍDRICA - 

O presidente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, disse que a empresa superou complexos desafios: “Conseguimos sincronizar Angra 2 ao sistema interligado dois dias antes do prazo acordado com o Operador Nacional do Sistema Elétrico. A operação da usina vai ser essencial para ajudar o país a mitigar os efeitos da crise hídrica atual”, comentou. 

Segundo ele, para diminuir ao máximo o risco de contaminação pelo coronavírus dos profissionais envolvidos, a Eletronuclear adotou uma série de medidas de segurança sanitária. Além disso, todos os contratados passaram por um treinamento especial sobre os protocolos implementados pela companhia, além de receber uma cartilha com procedimentos a serem cumpridos.

Leia mais sobre Angra 2 e usinas nucleares no BLOG. 

FOTO: Trabalhadores em Angra 2 - Eletronuclear. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...