“Devido às fortes chuvas que precipitaram na região durante esse verão, um processo de erosão foi ocasionado em direção às cabeceiras da ponte sobre o Rio Soberbo, situada na via de acesso rural que liga a Unidade em Descomissionamento de Caldas - UDC da Indústrias Nucleares do Brasil - INB ao município de Caldas/MG. De acordo com a Defesa Civil Municipal de Caldas, essa ponte foi interditada em caráter preventivo para garantir a segurança e a vida de seus usuários”. As informações solicitadas pelo Blog foram divulgadas pela INB.
Segundo a empresa, a estrada rural “não é uma rota de fuga” em caso de acidente com a Barragem de Rejeitos da UDC. A rota de fuga, acrescentou, está orientada para o acesso principal da UDC, que é no sentido da Rodovia Poços de Caldas – Andradas. Segundo a INB, apesar de não ser uma rota de fuga, a estrada interditada está sinalizada com placas orientativas aos usuários para se deslocarem a pontos de segurança que “não seriam atingidos pelos rejeitos da Barragem da UDC em caso de rompimento.”
Para que haja tranquilidade em caso de rompimento da barragem, a INB afirma que na área próxima à ponte, os pontos de segurança aos usuários estão indicados em direção contrária ao Rio Soberbo, portanto a interdição da estrutura não altera a sinalização, que permanece válida.
“Numa situação de emergência, as pessoas que estejam passando pelo local devem continuar seguindo as placas orientativas para permanecerem em segurança no ponto de encontro’, informa a estatal.
A interdição da ponte sobre o Rio Soberbo tem sido motivo de preocupação de moradores da região, que preferem não se identificar. O reparo da ponte pode demorar bastante tempo também, ocasionando mais uma dificuldade para locomoção na região. Afinal, a sinalização que foi concluída recentemente, ou seja, décadas após o encerramento das atividades de extração de urânio, entre outras de grande risco de contaminação radioativa, em Caldas (MG).
Só agora, a estatal tomou providencias para garantir que trabalhadores e moradores possam sair da “mancha de inundação em eventual cenário emergência”. Para evitar os riscos, a INB acaba de concluir a instalação de 36 placas de sinalização na Zona de Autossalvamento (ZAS) da Barragem de Rejeitos, da Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC), da empresa. A nova sinalização inclui placas de "Ponto de Encontro", "Rota de Fuga" e "Área de Risco" distribuídas em um percurso de 10 km. “O objetivo é garantir que, em um eventual cenário de emergência, tanto os colaboradores quanto a comunidade local saibam exatamente quais caminhos seguir para sair da mancha de inundação de forma rápida e organizada”.
As medidas mostram que durante tantos anos havia o risco e que nada foi feito, somente agora, o que põe em evidência os perigos nas proximidades da Barragem de Rejeitos tão alertados há muitos anos. Há bastante tempo os perigos da barragem de rejeitos têm sido denunciados. Alertas são constantes durante décadas, sem que se saiba quais as garantias para trabalhadores e comunidades próximas.
LEIA NO BLOG: Em 17/02/2026 - Zona de barragem de rejeitos radioativos é sinalizada para fuga em caso de emergência (MG).
(FOTOS: BLOG – INFORMAÇÃO COM BASE NO SITE DA INB) – COLABORE COM O BLOG – SETE ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE) – CONTRIBUA VIA PIX: 21 99601-5849 – CONTATO: malheiros.tania@gmail.com


Nenhum comentário:
Postar um comentário