A Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA) foi homenageada na sexta-feira (12/12), ao comemorar 30 anos de fundação, na Câmara Municipal de São Paulo, com a “Salva de Prata”, a mais importante honraria oferecida pelos representantes do Legislativo da maior cidade do Brasil e da América Latina. A honraria é concedida a instituições, organizações e entidades que prestam serviços relevantes e de destaque para a cidade, reconhecendo seu impacto positivo na sociedade. Trata-se de título de reconhecimento formal.
A homenagem reuniu diversos familiares de vítimas do cancerígeno amianto e representantes da ABREA. A homenagem partiu do vereador, professor Toninho Vespoli (PSOL). “Este momento ficará para sempre na história da ABREA”, comentou a engenheira civil, Fernanda Giannasi, fundadora da entidade. As três décadas de fundação da ABREA, em Osasco, em São Paulo, ocorre porque foi na cidade onde funcionou a Eternit, conhecida da multinacional produtora de telhas, tubulações, caixas d’água e outros artefatos de cimento-amianto. A Eternit permaneceu em Osasco por 56 anos, entre 1937 a 1993, deixando para trás um enorme passivo socioambiental, um legado de contaminação e morte, como fez em vários países, principalmente Itália e Bélgica.
MEMORIAL PELAS VÍTIMAS -
Em 2022, cerca de 600 vítimas amianto foram homenageadas com a inauguração de um memorial criado pelo artista brasilense W. Hermusch, que reuniu representações do Brasil e do mundo. A criação do memorial foi uma parceria da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE), com a ABREA. O memorial é uma escultura chamada “Árvore-Pulmão”, que materializa metaforicamente a luta pela vida de milhares de vítimas do mineral, que no final da vida não conseguem mais respirar em virtude das doenças provocadas pela fibra mortal.
A ABREA é fundamental para a sociedade brasileira tomar consciência dos males do amianto e a fibra assassina ser banida. Só que a atuação da ABREA não se limitou ao território brasileiro. Ela se espalhou, tornando a ABREA símbolo da luta pelo banimento do amianto no Brasil e no mundo. A prova disso é o comunicado de dez associações parabenizando-a pelos 30 anos.
(FOTO – ABREA) –
COLABORE COM O BLOG – SETE ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE
– CONTRIBUA VIA PIX: 21 996015849 – CONTATO – malheiros.tania@gmail.com


Nenhum comentário:
Postar um comentário