![]() |
A Marinha do Brasil realizará cerimônia na próxima quarta-feira (26/11), reunido dois marcos do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB): a Mostra de Armamento do Submarino “Tonelero” (S42), ato que oficializa sua transferência ao Setor Operativo da Força Naval, e o batismo e lançamento ao mar do Submarino “Almirante Karam” (S43), quarto submarino convencional construído no País pelo PROSUB. As presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Janja ainda não foram confirmadas.
Cerimônia de Mostra de Armamento do Submarino “Tonelero” e Lançamento ao Mar do Submarino “Almirante Karam” serão realizadas no Complexo Naval de Itaguaí - Estrada Prefeito Wilson Pedro Francisco, às 10h30.
Iniciado em 2008, o PROSUB consiste em um acordo de transferência de tecnologia através de uma parceria estratégica entre o Brasil e a França, visando a construção no país de quatro submarinos convencionais e do primeiro submarino com propulsão nuclear da América Latina, previsto para estar pronto em 2029. O programa brasileiro tem um custo de US$ 8,9 bilhões.
Apesar de o Brasil ser um País de tradição pacífica, o programa coloca o Brasil em uma importante, e estratégica, posição de destaque no Atlântico Sul. Ao fim do programa, a Marinha do Brasil terá a mais moderna e avançada Força de Submarinos da América Latina, que vai lhe permitir patrulhar o Atlântico Sul com muito mais efetividade.
MEMÓRIA -
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e da França, Emmanuel Macron participam da cerimônia de lançamento do Tonelero (S-42), em Itaguaí (RJ), no dia 27/3/2024, fruto da parceria entre os dois países, iniciada em 2008. O fato que vem sendo guardado a sete chaves é que militares da Marinha brasileira já estão embarcados em submarinos nucleares franceses para receber treinamento. Formar a tripulação para comandar o submarino de propulsão nuclear nacional é mais um desafio, além de concluir toda a montagem do submarino, com previsão de lançamento em 2033.
(FOTO - Tonelero - SINAVAL) -
Colabore com o blog - sete anos de jornalismo independente - contribua via pix: 21 996015849 -

Nenhum comentário:
Postar um comentário