“Mais uma vez o Supremo Tribunal Federal (STF) se omite em defender a VIDA: o ministro André Mendonça, pediu vista ontem (27/10) no julgamento da inconstitucionalidade da lei Caiado, que permite a exploração do cancerígeno amianto goiano para fins de exportação. Isto ocorreu quando já havia cinco votos depositados, confirmando a ilegalidade de tal lei, que se trata de uma aberração jurídica e que confronta diretamente decisão de 2017 do próprio STF, que baniu o amianto do território nacional. É acintoso o pedido de vista em matéria por demais debatida na Suprema Corte do país, deixando claro a quem servem alguns destes ministros. Na prática, o pedido de vista suspende o julgamento por, no mínimo três meses, e joga para as calendas a retomada desta decisão, isto é o fechamento da mina da SAMA, que poderia salvar inúmeras vidas expostas no trabalho da mineração, transporte e a exportação do minério por nossos portos. BANIR O AMIANTO: QUESTÃO DE VIDA OU MORTE!”.
FERNANDA GIANNASI -
Auditora fiscal e engenheira civil, a mais atuante e premiada ativista na luta pelo banimento do amianto no Brasil, é uma das fundadoras da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA), recebeu vários prêmios como o “Faz a Diferença”, do jornal O Globo, em 2017.
(FOTOS - ANDRÉ MENDONÇA - STF - FERNANDA GIANNASI - ACERVO ABREA) -
COLABORE COM O BLOG - SETE ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE - CONTRIBUA VIA PIX 21 99601-5849 - CONTATO: malheiros.tania@gmail.com


Nenhum comentário:
Postar um comentário