segunda-feira, 8 de julho de 2024

CNEN encontra material radioativo intacto. Quatro geradores com as fontes, exauridos, continuam desaparecidos, "sem apresentar riscos", diz a Comissão que encerra o caso.

 


A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informou há pouco que localizou a coluna de Ge-68 (fonte) que havia sido furtada, com atividade. A coluna foi encontrada integra em um ferro-velho que teria sido responsável pela venda das peças de chumbo para uma loja de baterias em Itaquera. Segundo a Comissão, não houve rompimento do material, dispersão ou contaminação, pois estava intacto. “Com isso, a CNEN encerra essa ocorrência no âmbito de sua competência”, afirmou.


Mas CNEN ainda desconhece o destino dos quatro geradores com as respectivas colunas, espécie de fonte com o material radioativo, furtadas com um Saveiro no dia 30/6.  Esse material continha colunas com os isótopos Mo-99, estavam exauridas e retornariam ao fabricante. A Comissão considera o caso encerrado porque o material não oferece risco, informou. Os materiais foram furtados com um Saveiro no dia 30/6 . A divulgação ocorreu dias depois.  A CNEN fez um alerta à população para manter-se longe do carro, em divulgar a marca e a placa do veiculo, divulgados pelo BLOG.  



(FONTE e FOTOS: CNEN – COLABORE COM O BLOG – SEIS ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX; 21 996015849 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...