A usina nuclear Angra 3, em obras de 1984, produziu cerca de 200 toneladas de resíduos industriais que foram recolhidos, armazenados e destinados pela Eletronuclear no ano passado, entregues às empresas especializadas em descartes. O material é resultado das obras de construção da usina Angra 3 na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). A unidade voltou ao ritmo das obras há cerca de dois anos, mas no mês passado, por decisão da Prefeitura de Angra dos Reis, a construção foi novamente interrompida. No momento, há um forte movimento no setor pela retomada das obras.
As informações sobre a produção e o descarte das 200 toneladas de resíduos industriais fazem parte do episódio da série “Angra 3 tá ON”, lançado nesta quarta-feira (10) pela Eletronuclear. A iniciativa teve início em agosto de 2022, chega ao seu terceiro vídeo da segunda temporada, trazendo novidades e curiosidades sobre a construção de uma usina nuclear. “O objetivo é tornar o assunto cada vez mais acessível a toda população”, informa a companhia. O próximo episódio será lançado ainda este mês e contará um pouco mais sobre o processo da obra, incluindo a fase atual de paralisação dos trabalhos, “em respeito ao embargo da prefeitura de Angra dos Reis”, informou a companhia.
Angra 3 é a segunda usina que faz parte do pacote do Acordo Nuclear Brasil-Alemanha, assinado pelo presidente da República, general Ernesto Geisel, em 1975, que previa a construção de oito unidades no território nacional.
Angra 3 tem 67% de suas obras civis concluídas, já consumiu cerca de R$ 8 bilhões e, segundo o governo, precisa de outros R$ 18 bilhões para ser inaugurada, em 2028. A usina terá capacidade para produzir 1.350 megawatts, o mesmo que Angra 2 produz, quando opera 100% sincronizada ao Sistema Integrado Nacional. (SIN). Angra 3 poderá produzir o equivalente a 20% da energia elétrica consumida na cidade do Rio de Janeiro.
FOTO: ELETRONUCLEAR –
COLABORE COM O BLOG – CINCO ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE –
CONTRIBUA COM UM PIX: 21 99601-5849 – CONTATO:
malheiros.tania@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário