terça-feira, 1 de junho de 2021

Usina nuclear Angra 2 será desligada domingo (6/6) para a troca de combustível (urânio enriquecido)

 


A usina nuclear Angra 2 será desligada no próximo domingo (6/6) para a troca de combustível (urânio enriquecido). A potência da unidade começa a ser reduzida nesta quarta-feira (2/6). Na sexta-feira (28/5) chegou à central nuclear, via terrestre,  o último comboio, de um total de três, com os elementos combustíveis (pastilhas de urânio), produzidos pela Fábrica de Combustível Nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende (RJ), depois de passar pela Urenco (consórcio de empresas da Inglaterra, Holanda e Alemanha).

Enquanto Angra 2 permanecer desligada várias atividades serão realizadas, como a revisão de parafusos da tampa do vaso de pressão do reator, o coração da usina. Para executar dezenas de tarefas, a Eletronuclear contratou 393 profissionais, todos treinados quando as medidas de prevenção ao coronavirus (Covid-19).  Não foi informado o tempo em que a usina ficará desligada.

ANGRA 1 -

Quando foi desligada no dia 17 de abril passado, Angra 1 ficou 35 dias fora do Sistema Interligado Nacional (SIN). No total, 2.904 tarefas foram programadas para o período. Para executá-las, foram contratadas firmas nacionais e internacionais, que disponibilizaram cerca de 600 profissionais, sendo 30 estrangeiros, para atuar em conjunto com os técnicos da Eletronuclear. Parte deles atuará agora em Angra 2.

As paradas de reabastecimento ocorrem, aproximadamente, a cada 14 meses e são programadas com pelo menos um ano de antecedência, levando-se em consideração a duração do combustível nuclear e as necessidades do SIN. 

FOTO: Angra 2 - Acervo Eletronuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...