segunda-feira, 14 de junho de 2021

CNEN alerta sobre extravio de material radioativo (iodo-131)


A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) foi informada na tarde do último sábado (12/6) do extravio de uma embalagem para uso exclusivo médico-hospitalar contendo o elemento radioativo iodo-131 (I-131). O conteúdo extraviado serviria para duas a quatro doses aplicadas em procedimentos de diagnóstico e é considerado de baixo risco. Mesmo com a periculosidade relativamente pequena, a CNEN, informa que acionou a sua equipe de emergência e a Coordenação de Resposta a Emergência (CoRE). 

O material foi produzido pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN), em São Paulo. A empresa encarregada do transporte, autorizada pela CNEN a esse tipo de operação, coletou no Instituto, no dia 7 de junho, um lote com 15 embalados de I-131. Destes, 14 foram regularmente entregues a seus destinatários. 

A falta de um deles teria sido percebida quando o veículo de entrega chegou a um hospital de Belo Horizonte e o material não foi localizado no compartimento de carga. A empresa transportadora busca verificar se o material foi indevidamente entregue a outro cliente. A CNEN está averiguando os procedimentos e abriu uma sindicância para apurar o ocorrido. 

O iodo-131 está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. Estas embalagens estão em um balde plástico especialmente preparado para este tipo de transporte (foto abaixo). Segundo a CNEN, tanto o balde quanto as embalagens em seu interior estão identificados com o trifólio, símbolo da radiação. 

Como todo radiofármaco, o seu uso ou manipulação inadequados podem vir a causar danos à saúde. Caso alguém localize o material, é importante entrar em contato com a CNEN pelos telefones (21) 99769 7313 ou (21) 99872 4624, ou com as autoridades de segurança mais próximas. 

As informações foram divulgadas pela CNEN. 

 

6 comentários:

  1. Só a Tania mesmo para noticiar fato como esse. Onde estão os meios de comunicação que não noticiam isso e não ofereçem amplo esclarecimento didático a respeito.

    ResponderExcluir
  2. Não vi essa notícia na Imprensa. Seu blog é super bem informado. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Vamos alertar a todos sobre isso! Existe o risco sim. Parabéns pela informação. Amanhã vou divulgar em nosso programa.

    ResponderExcluir
  4. Que beleza! Como pode simplesmente desaparecer ...

    ResponderExcluir
  5. Que beleza! Como pode simplesmente desaparecer ...

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo alerta Tania! Onde foi parar esse material?

    ResponderExcluir

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...