sexta-feira, 16 de abril de 2021

Usina nuclear Angra 1 será desligada neste sábado para a troca de combustível (urânio enriquecido); empresas nacionais e internacionais são contratadas para trabalhos diversos com 600 profissionais brasileiros e estrangeiros


A usina nuclear Angra 1, em Angra dos Reis (RJ), será desligada neste sábado (17/4) para a troca de combustível (urânio enriquecido). A Eletronuclear, gestora das usinas, informou que a unidade ficará desconectada do Sistema Interligado Nacional (SIN), durante 35 dias. A usina, que começou a operar em 1985, passará também por inspeções visando à extensão da vida útil por mais 20 anos. 

No total, 2.904 tarefas foram programadas para o período. Para executá-las, a empresa contratou firmas nacionais e internacionais, que estão disponibilizando aproximadamente 600 profissionais, sendo 30 estrangeiros, para atuar em conjunto com os técnicos da Eletronuclear. A empresa não informou o valor das despesas. 

Por conta da COVID-19, uma série de medidas foram tomadas, como ações de comunicação, treinamento e conscientização do pessoal contratado e próprio, além de reforço em relação à importância do distanciamento social (refeições em horário escalonado, reuniões por meio de videoconferência, demarcação no piso de acesso, etc.). Todas essas ações foram compiladas em uma cartilha, que foi disponibilizada para os profissionais envolvidos na parada. 

As paradas de reabastecimento ocorrem, aproximadamente, a cada 14 meses e são programadas com pelo menos um ano de antecedência, levando-se em consideração a duração do combustível nuclear e as necessidades do SIN. 

FOTO: Angra 1 - acervo Eletronuclear. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...