A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) acaba de finalizar a entrega da 26ª recarga de combustível (urânio enriquecido) de Angra 1 para a Eletronuclear, gestora das usinas. O primeiro transporte, dos seis realizados para entrega de 44 elementos combustíveis, aconteceu no dia 23/02, conforme o blog antecipou com exclusividade.
Os comboios partiram da Fábrica de Combustível Nuclear, em Resende/RJ, com destino à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis (RJ). Instituições federal, estadual e municipal acompanharam.
A recarga é o processo de reabastecimento de uma usina nuclear por meio da substituição de elementos combustíveis já utilizados por novos, que ficam em média três anos no reator. Estes elementos são estruturas metálicas, com até cinco metros de altura, formadas por um conjunto de tubos, chamados de varetas, que recebem as pastilhas de urânio enriquecido.
A etapa após a produção é o transporte até as usinas. Como as piscinas de Angra 1 estão no limite, a Eletronuclear informou recentemente que previa transferir o combustível usado para a Unidade de Armazenamento a Seco (UAS), mas a estatal não confirmou se a transferência já foi realizada.
ANGRA 2: RECARGA -
Em janeiro, a INB iniciou a produção de 44 elementos combustíveis para a 17ª Recarga de Angra 2. A previsão é que a fabricação seja concluída até o final de maio e o transporte seja realizado entre maio e junho.
FOTO: Varetas com o combustível - acervo INB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário