terça-feira, 23 de setembro de 2025

Governo anuncia exercício simulado de emergência nuclear para as centrais atômicas em Angra

 


Um exercício simulado de emergência nuclear será realizado em Angra dos Reis entre os dias 30/9 e 2/10, para avaliar, melhorar e treinar os procedimentos previstos no Plano de Emergência Externo do Estado do Rio de Janeiro (PEE/RJ) para a Central Nuclear, em relação à proteção da população, do meio ambiente das usinas nucleares e seus trabalhadores. Uma das novidades do exercício é o uso do “Cell Broadcast”, sistema de transmissão de mensagens e alarmes por SMS. O simulado prevê a mobilização de uma rede de cerca de 60 instituições, com centenas de profissionais, informou a Eletronuclear. 


O evento começa no dia 30, às 11h, com a apresentação de equipamentos e materiais à população. As atividades práticas simuladas, como ativação do sistema de alerta e alarme por sirenes; evacuação da central atômica: transporte de gerador móvel; remoção de radioacidentado em direção ao Centro Médico de Radiações Ionizantes (CMRI); evacuação de parcela da população residente nas Zonas de Planejamento de Emergência 3 e 5; coleta de amostras de solo, ar, água e vegetação na Guariba e na Praia Vermelha, entre outras. 

O planejamento do exercício foi realizado pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren/AR) e pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Evento de Segurança Física (Copresf/AR), que reúnem representantes da Eletronuclear; da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN);  da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN); das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro; da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil; das defesas civis do Estado do Rio de Janeiro e dos municípios de Angra dos Reis e Paraty; do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ); da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); e do Ministério da Saúde; entre outros órgãos, como a recém criada Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN). 

Durante o exercício, serão ativados o Centro Nacional de Gerenciamento de Emergência Nuclear (Cnagen), localizado em Brasília; o Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear (Cestgen), no Rio de Janeiro; o Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN) e o Centro de Informações de Emergência Nuclear (Cien), em Angra dos Reis. Além disso, será estabelecido um gabinete de crise na Central nuclear para proporcionar a coordenação e a resposta a eventos de segurança física fictícios. 

(FONTE E FOTOS: ELETRONUCLER) – 

COLABORE COM O BLOG – SETE ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE - CONTRIBUA VIA PIX: 21 99601-5849 – CONTATO: malheiros.tania@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...