sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Energia nuclear: o presidente Lula é "corajoso, dialoga com o mundo", mas no futuro "vamos precisar de outros instrumentos", avisa ministro

 


Ao mencionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta sexta-feira (5/9), que o país tem hoje um líder “corajoso, que dialoga com o mundo e compreende a importância da soberania”, mas que, no futuro, “vamos precisar também de outros instrumentos". 

Observou que diante do atual cenário internacional, o Brasil precisa desenvolver tecnologia nuclear também para fins de defesa da soberania nacional. Embora defenda o uso da tecnologia nuclear para fins de geração de energia e na medicina., o ministro foi enfático: 


“Quero aqui ressaltar, mesmo que isso seja polêmico, que nós estamos vendo e vivendo arroubos internacionais muito graves no mundo, em especial nos últimos tempos”, afirmou. E completou: “Mas se o mundo continuar como está, um país que é gigante pela própria natureza, que tem 11% da água doce do planeta, que tem clima tropical, solo fértil e tantas riquezas minerais, é importante que a gente continue e leve muito a sério a questão nuclear no Brasil, porque no futuro nós vamos precisar da nuclear também, para defesa nacional, garantindo nossa soberania.”

 O ministro fez estas declarações  ao participar da cerimônia de posse dos novos diretores da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Artur Watt Neto, e da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), Alessandro Facure Soares. 

Silveira destacou o processo de transição energética do país. Defendeu o fortalecimento da cadeia nuclear brasileira e lembrou que o país tem “uma das maiores reservas de urânio”, além de “tecnologia e profissionais altamente qualificados”. 

O ministro também defendeu o programa Gás do Povo, lançado pelo governo federal na véspera. Silveira destacou os impactos da migração para o gás de cozinha na saúde e citou casos de queimaduras e problemas respiratórios nas famílias que ainda dependem de lenha ou álcool para o preparo dos alimentos. 

(FOTO – MARINHA DO BRASIL - MME ) – 

COLABORE COM O BLOG – SETE ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE – CONTRIBUA VIA PIX: 21 99601-5849 – CONTATO: malheiros.tania@gmail.com   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...