terça-feira, 8 de outubro de 2024

Ibama faz visita técnica em área contaminada com material radioativo da INB, em Caldas (MG)

 


Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram nos dias 1 e 2 deste mês vistoria técnica de avaliação do processo de emissão de licença de operação para o descomissionamento da unidade da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caldas (MG). A unidade é fruto de um projeto do governo militar, de extrair urânio abrindo a primeira mina – a mina da cava – entre as décadas de 70 e 80, que resultou em contaminação radioativa de rios, bacias, solo, por exemplo, além de gerar medo às populações da região, com a construção de duas barragens de rejeitos. 


Alguns lugares na região nunca mais poderão ser utilizados, segundo especialista em geologia. As instalações armazenam milhares de tambores com torta II (material radioativo) que a INB está tentando vender. No passado, a China manifestou interesse, mas o negócio não foi efetivado. O do Ibama objetivo é realizar “a análise ampla de tudo que é necessário para então elaborar um projeto fidedigno com prazos e orçamentos, aonde esteja tudo mapeado, para facilitar a gestão e a regulação constantes”, disse o Coordenador Geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Fluviais e Pontuais Terrestre, Edmilson C. Maturana. 


Segundo o Ibama, a previsão para emissão da licença é até o final de outubro. Os próximos passos envolvem o refinamento dos prazos e prioridades de todas ações para o descomissionamento. Poderá, informou o Ibama, haver desdobramentos em exigências que entrarão como condicionantes da licença a entrar em vigência. O grupo de trabalho dedicado do Ibama envolve 13 profissionais especializados provenientes das áreas de flora, fauna, remediação ambiental, ciências sociais e gestão. 

(FOTO: BLOG ) – 

Colabore com o blog – Seis anos de jornalismo independente – contribua via pix: 21 99601-5849)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...