sexta-feira, 24 de maio de 2024

Receita Federal apreende material radioativo em bagagem de mão no Aeroporto de Guarulhos

 


A Receita Federal apreendeu material radioativo durante operação conjunta com a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), entre os dias 17 e 20. A Comissão Nacional de Energia nuclear (CNEN foi acionada e enviou técnicos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), para inspecionar o material. Entre os itens apreendidos, foram encontrados equipamentos médicos avaliados em US$ 166 mil, incluindo produtos radioativos.

 A operação foi desencadeada após a Anvisa desconfiar que participantes da Feira Hospitalar 2024, ocorrendo na capital paulista entre 21 e 24 de maio, poderiam estar trazendo material hospitalar e/ou medicamentos sem a devida autorização para exposição no evento. Segundo nota da CNEN, à medida que os passageiros desembarcavam, a equipe de fiscalização retinha a bagagem de mão e a passava pelo raio-x. Durante a inspeção, os fiscais encontraram cápsulas que, à primeira vista, pareciam ser apenas medicamentos comuns. No entanto, ao abrirem a embalagem, identificaram o símbolo de risco de radiação, o que levou ao acionamento imediato da Comissão. “As cápsulas estavam na bagagem de mão de um passageiro que chegou na segunda-feira, 20. Os fiscais da Anvisa informaram à equipe do IPEN/CNEN que a empresa envolvida alegou desconhecer a necessidade de autorização prévia para o transporte dos medicamentos”. 

FOTO: CNEN - ANVISA

COLABORE COM O BLOG - SEIS ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE - CONTRIBUA - 21 996015849 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...