A Academia Nacional de Engenharia (ANE) empossou, na última segunda-feira, dia 29, no Rio de Janeiro, seus dez novos membros titulares e um membro correspondente que foram eleitos em Assembleia Geral Extraordinária. Entre eles, que passaram a integrar o grupo de Membros Titulares da ANE, está a engenheira eletricista e nuclear e ex-presidente e atual conselheira fiscal da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) Olga Simbalista. Uma das poucas mulheres a ocupar cargos de chefia no setor nuclear brasileiro, ela já recebeu doze prêmios por sua atuação na promoção dos direitos da mulher e, em 2014, foi eleita Personalidade do Ano 2014 pela WEB da ONU. Engenheira elétrica com mestrado em engenharia nuclear, Olga Simbalista, em 2019, festejava 40 anos de trabalho no setor. Presidiu a Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), de 2016 a 2018. Recebeu o Prêmio Full Energy de Personalidade do ano, em 2017, e, em 2018.
Na conversa com o BLOG, há quatro anos, não se esquivou em falar sobre machismo. Ela acha que a questão ficou no passado, quando foi preterida para um cargo no qual teria que viajar com colegas engenheiros. “As esposas não gostariam que seus maridos viajassem com uma jovem engenheira”, contou. Discriminação? “Explícita nunca senti, apenas uma sombra do teto de vidro, em alguns momentos de indicações para funções de direção”. (Trecho de entrevista publicada pelo BLOG, em 18/01/2019).
NOVOS TITULARES -
Segundo informações do site da ABEN, os demais eleitos são Carlos Eduardo Pereira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), Cláudia Villa Diniz (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG), Consuelo Alves Frota (Universidade Federal do Amazonas – Ufam), Diana Cristina Silva de Azevedo (Universidade Federal do Ceará – UFC), Ernesto Heinzelmann (executivo), José Martins Godoy, João Carlos de Oliveira Mello (Thymos Energia), Marcio Soares de Almeida (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Coppe/UFRJ) e Sérgio Rolim Mendonça (Universidade Federal da Paraíba – UFPB). Para Membro Correspondente foi eleito Corrado Piasentin.
O ingresso na ANE é feito por indicação dos membros titulares. Os nomes são encaminhados para as Comissões de Seleção e de Ética que avaliam os currículos e selecionam os novos membros, a partir de critérios pré-estabelecidos. Os nomes selecionados são aprovados em Assembleia Geral Extraordinária. Fundada em 1991, no Rio de Janeiro, a ANE é um instituto destinado a promover o debate, a reflexão, a disseminação e a proposição de ideias e políticas relacionadas com a formação de engenheiros, a tecnologia, a inovação e as relações da engenharia com as ciências.
Divulgação Assessoria de Comunicação Social da Academia Nacional de Engenharia (ANE).
FOTO: Acervo pessoal.
COLABORE COM O BLOG – SEIS ANOS DE JORNALISMO INDEPENDENTE –
CONTRIBUA VIA PIX: 21 996015849 – CONTATO: malheiros.tania@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário