sexta-feira, 10 de junho de 2022

Angra 2 será desligada domingo para a troca de combustível: 160 estrangeiros foram contratados, de um total de 1.250 profissionais

 


Um contingente de 160 estrangeiros, de um total de 1.250 profissionais contratados participarão das atividades programadas para começar neste domingo (12/6), envolvendo à parada de Angra 2, para o reabastecimento da usina nuclear. Segundo a Eletronuclear, gestora das usinas, além da troca de combustível (urânio enriquecido), estão previstas manutenções, testes e inspeções periódicas exigidas por especificações técnicas. A duração estimada é de 42 dias.
 
O combustível é produzido pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Rezende (RJ), com participação da Urenco (consórcio de empresas da Inglaterra, Alemanha e Holanda). O valor estimado do investimento não foi divulgado.  

Serão realizadas em torno de 5.500 mil atividades, incluindo tarefas que foram postergadas nas duas últimas paradas, reduzidas ao mínimo necessário por conta da pandemia do coronavírus. A companhia informou que estão sendo adotadas medidas de segurança sanitária para minimizar o risco de contaminação dos profissionais envolvidos na parada, incluindo o uso de máscaras pelos contratados. 

Com esta parada, encerra-se o 18º ciclo de operação da usina, que entrou em funcionamento comercial em 2001. Angra 2 foi comprada no pacote do acordo nuclear Brasil-Alemanha, firmado pelo general Ernesto Geisel, em 27 de junho de 1975. A usina tem capacidade para produzir 1.350 Megawatts, quando funciona com 100% de sua potência sincronizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso representa a cerca de 20%da energia consumida na cidade do Rio de Janeiro. 

Segundo o superintendente da usina, Fabiano Portugal, Angra 2 operou durante 316 dias com uma potência média de 97,1%. Com esse fator de carga, o ciclo que passou foi o 8º melhor da história da usina”, comenta Portugal. 

A partir de domingo, algumas das principais atividades programadas são inspeções e testes do vaso de pressão do reator; inspeção por correntes parasitas e limpeza dos espelhos nos geradores de vapor; inspeção visual e medição de espessura do encamisamento dos elementos combustíveis após o descarregamento do núcleo; teste de pressão hidrostática do sistema primário; revisão de uma das turbinas de baixa pressão; inspeção no gerador elétrico principal; e revisão das válvulas principais e substituição de válvulas piloto do sistema de vapor principal. 

FOTO: Angra 2 – Empregados na área controlada - Acervo  Eletronuclear – 

Seja um amigo do blog. Colabore, PIX: 21 996015849 – obrigada!

2 comentários:

  1. Só mesmo, você, Tania, para nos manter a par desse setor importante da nossa matriz elétrica. Não sabia que tantos especialistas estrangeiros são necesssários para executar essas tarefas. Acabo de saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua opinião é muito importante para o nosso trabalho. Muito obrigada!

      Excluir

Em destaque

Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear - Editora Lacre

O livro “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear”, da jornalista Tania Malheiros, em lançamento pela Editora Lacre, avança e apr...